jornalpalavra

jornalpalavra

CPCJ reúnem em Reguengos para avaliação anual

Durante o Encontro de Avaliação Anual das CPCJ (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens) que decorre em Reguengos de Monsaraz desde o dia de ontem, 22 de junho e até amanhã dia 24, foi apresentado o resultado do trabalho realizado durante o ano de 2021. Foram sinalizadas cerca de 43.075 crianças e jovens que representa um aumento de mais 3.416 casos que no ano anterior.

As sinalizações incidem maioritariamente sobre a violência doméstica e sobre a negligência, mas há também situações de comportamentos de risco, limitações ao direito à educação e consumo de drogas. Existem também casos de agressão sexual e exploração infantil.

De acordo com o relatório apresentado a maioria das situações de risco têm sido reportadas pelas forças de segurança e pelos estabelecimentos de ensino e, em menor número mas significativo através da Linha Criança em perigo.

O Encontro Nacional das CPCJ contou com a presença da Procuradora Geral da República, Lucília Gago, a Presidente da Comissão Nacional, Rosário Farmhouse na sessão de abertura.