jornalpalavra

jornalpalavra

A JMJ Lisboa 2023 começou em Reguengos de Monsaraz

Os últimos meses foram para o COP (Comité Organizador Paroquial) de Reguengos, um verdadeiro desafio, onde se foi criando o espírito das Jornadas Mundiais da Juventude muito antes de elas começarem. Também o grupo de jovens viveu intensamente os preparativos para receber os amigos que escolheram o concelho de Reguengos para viverem os “Dias nas Dioceses” (DnD). Eram muitos, 204, um número que só na última semana estabilizou.
No COP tudo tinha começado com uma reunião entre os responsáveis diocesanos e a presidente da Câmara para avaliar das possibilidades de acolher jovens de outros países e continentes. A manifestação favorável deu início a uma aventura que envolveu muitas instituições, entidades e empresas do concelho.
O Espírito era de alegria e abertura, total disponibilidade e vontade de colaborar. Todos agradeciam pelo convite a participar, a colaborar a corresponder aos pedidos. Só ficou de fora quem não quis entrar nesta aventura.
Empolgados, os jovens fizeram um curso de suporte básico de vida, preparando-se para as situações complicadas que poderiam acontecer. Prepararam celebrações, ensaiaram cânticos, definiram estratégias de acolhimentos e disponibilizaram-se para a receção. Fizeram-se contactos com a Proteção Civil, o Centro de Saúde, os Bombeiros, a Escola, todos entregues à mesma causa. Tshirts prontas a entregar, bolachas preparadas para a noite, programa traçado ao milímetro. A Câmara Municipal preparou o espaço para a noite, camas alinhadas, casas de banho suplementares, duches com água quente, refeições definidas. As olarias, o Esporão, o OLA (Observatório Lago Alqueva), Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, Santa Casa da Misericórdia, Monsaraz e a sua guia turística, a Casa do Barro e os seus guias, autocarros e motoristas a postos para levar e trazer, de um lado para o outro, o Grupo Coral de Reguengos de Monsaraz, as sevilhanas, a Ste e o Joaquim e os Dl’s, tudo disponível para receber os jovens e proporcionar-lhes experiências novas e felizes. Foi uma verdadeira aventura.
Nos jovens de Reguengos de Monsaraz, a emoção dominava o corpo, a mente e a alma. Nos jovens de Guatemala, África do Sul, Grécia e França o espanto por tanta disponibilidade, pela beleza da nossa terra, pela diversidade das atividades propostas.
No final da semana, uma noite de festa na Praça de Armas do Castelo de Monsaraz. Um raro espetáculo de beleza, naturalidade, simplicidade, mas muita qualidade. Foi um mundo inteiro ali concentrado. Dança, música, teatro, poesia e sobretudo alegria.
A fechar o sentimento de não querer ir embora e o desejo de partir para ir ver o Papa Francisco. Em Lisboa, os reencontros falaram de saudade e gratidão.
E gratidão é o que o COP de Reguengos manifesta a toda a população de Reguengos de Monsaraz e a todos os que colaboraram para tornar estes dias numa feliz experiência.
Nas palavras de alguns destes jovens repete-se continuamente o reconhecimento por tudo o que lhes demos.

Vu – Comunidade Vietnamita em Paris

Desde que cheguei conheci pessoas e culturas fantásticas, não só de Portugal, mas dos outros países que estiveram cá unidos pela fé. Um agradecimento especial à Lina! Muito obrigado a todos.

Dominic- Africa do Sul

Experiência fantástica, graças à excelente organização. Foi lindo encontrar novas culturas e aproveito para dizer que a história de Reguengos é linda!
Amámos os jovens da cidade, todos, e isso só mostra que a juventude consegue liderar outros no mundo!

Enrico – África do Sul

Tem sido absolutamente incrível, amei todos os segundos, as pessoas aqui são fantásticas, acolheram-nos bem, a comida é fantástica, a cidade é linda!
Só o facto de conhecer pessoas muito especiais como tu a Ana foi muito bom e especialmente porque foi tudo pela religião católica.

Violet France

Bastante interessante, apesar de não estarmos habituados a esta temperatura muito alta, foi muito giro. As pessoas, muito espetaculares, gostei bastante do OLA (Observatório Lago Alqueva). Obrigada a todos, especialmente a ti e ao Martim e obviamente à excelente organização!

Eleonora – Grécia

Foram dias muito bonitos, recheados de experiências maravilhosas com pessoas incríveis, principalmente as de Reguengos, como tu, que ajudaram bastante e que acima de tudo estavam bem preparados para nos receber. A estadia foi efetivamente espetacular.
Sinto-me muito grata por tudo.

Deison – Guatemala

Foi uma experiência bonita desde que chegamos!
A comida é saborosa e as missas do padre Manuel são lindas
Estes momentos vão ser experiências que nunca vou esquecer. Muito obrigado!

Esteban – França

O projeto estava muito bem organizado. As pessoas, apesar de serem jovens, notava-se o enorme esforço no projeto. O acolhimento foi de facto lindo. E graças a ti e mais jovens, consegui conhecer um pouco mais de Portugal!

Dimitri – Grécia

Tenho de dizer que amei, a cidade é linda tive o prazer de conhecer pessoas com uma energia contagiante, como a Sara e a Maria conde, o Babinha, tu e o Martim obviamente e alguns outros. A comida foi bastante boa estou grato por tudo.

Brandon – Africa do Sul

Deu-me uma esperança o sentido de comunidade. As pessoas que nos acolheram estiveram bastante bem e sempre com um sorriso na cara. E não perdiam a oportunidade de criar novas experiências maravilhosas!
Um obrigado enorme a todos e um beijinho para o nosso grupo dos Pilantras.
Muito obrigado por tudo e força grupo dos Pilantras!!!

Marios – Grécia

Têm sido dias especiais para todos nós, Gregos. Vivemos aqui experiências espetaculares. Sentimos acima de tudo uma igreja católica bastante unida por parte de todos, não só de Portugal, como também dos outros países. Tenho de agradecer que prepararam e organizaram esta grande experiência, vamos rezar e desejar o melhor a todos! Um obrigado especial a ti, Manel, por tudo o que fizeste e por nos teres integrado aqui na comunidade!

Galileia – Guatemala

Todas as pessoas foram muito boas e trataram-nos sempre muito bem, tivemos a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas e tradições e culturas muito giras!A cidade é bastante interessante, especialmente devido à arquitetura. Nunca vou esquecer estes dias!

Baptiste França

Tem sido os melhores dias religiosos que vivi na minha vida inteira e acho que em Reguengos vejo toda a perfeição dos Jovens, do padre e acima se tudo de ti e do Martim como pessoas! Um grande obrigado mesmo!!

Autor