jornalpalavra

jornalpalavra

A partir de hoje pode ir ao cinema e almoçar num restaurante

Tem hoje início a 3ª fase do desconfinamento de acordo com o plano do governo. Com raríssimas exceções Portugal vai hoje abrir as portas de restaurantes, cafés pastelarias com 4 pessoas por mesa no interior e 6 pessoas em esplanada. Os ginásios podem voltar a funcionar mas sem aulas de grupo e no exterior com o máximo de 6 pessoas. As modalidades desportivas de médio risco podem reiniciar a sua prática.

As lojas e centros comerciais abrem portas independentemente da área, mas com a restrição de 5 pessoas por 100 metros quadrados e obrigatoriedade de manter a distância e o uso da máscara.

Lojas do cidadão fazem atendimento por marcação. Os cinemas, teatros, salas de espetáculo e auditório voltam a abrir.

Recomeça o ensino presencial no secundário e nas universidades.

Eventos de exterior podem recomeçar, mas com restrição de número de pessoas. Festas em restaurante (casamentos e batizados) só com 25% da lotação do espaço.

Estas medidas mantêm-se nos concelhos que consigam controlar o número de casos ativos abaixo dos 120 por 100 mil habitantes a 14 dias. Nos concelhos em que nos próximos 14 dias se verifique alteração no número de infetados as restrições podem regressar às fases anteriores como acontece a partir de hoje em alguns concelhos como Alandroal e Moura no Alentejo.