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Ano letivo 2021/2022: Matrículas para o Ensino Público já começaram

O prazo para matricular as crianças no 1.º ano de escolaridade no ensino básico ou proceder à primeira inscrição no pré-escolar, para o ano letivo 2021 /2022, decorre até dia 14 de maio. Este ano o prazo estipulado pelo Ministério da Educação é bem mais curto, uma vez que em anos letivos anteriores estas matrículas decorriam até meados de junho.

As matrículas devem ser efetuadas através do portal https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pmat/#/portal/home. Os Encarregado de Educação que tenham dificuldades em proceder à matrícula eletrónica e necessitem de apoio devem solicitar ao Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz (AERM), através do telefone 266503287, um agendamento para realizarem a matrícula presencialmente, ou em alternativa enviar o pedido de marcação através do email  aermgeral@aermonsaraz.com.

Todas as crianças que completem 6 anos de idade, até 15 de setembro, têm que obrigatoriamente ser matriculadas no 1.º ano de escolaridade. Quanto às inscrições para o pré-escolar, as crianças devem ter 3 anos de idade até ao dia 15 de setembro, sendo que aquelas que completem os 3 anos, entre o dia 16 de setembro e 31 de dezembro, a inscrição é aceite, a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nos grupos já constituídos.

De acordo com informação divulgada no site do AERM as candidaturas aos auxílios económicos decorrem igualmente até ao dia 14 de maio para as crianças que no próximo ano letivo vão frequentar pela 1ª vez o pré-escolar ou o 1.º ano do Ensino Básico.

Quanto às renovações de matrícula para os alunos que no final deste ano letivo transitem ao 2.º , 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade será efetuada automaticamente não sendo necessário os encarregados de educação aceder ao Portal de Matrículas, no entanto, se alguns dos dados pessoais foram alterados devem os mesmos serem atualizados.

A renovação de matrícula é igualmente automática para os alunos do 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos, no caso de não transitarem de ano.

Para os alunos que no próximo ano letivo transitem ao 5.º, 7.º, 10.º e 12.º ano de escolaridade devem realizar a renovação de matrícula no Portal. No caso do 5.º e 7.º anos a renovação no portal de matrículas decorre entre 10 e 16 de julho. Para o 10.º e 12.º anos entre 18 e 30 de junho. É igualmente necessário proceder à renovação da matrícula sempre se pretenda ou seja necessária a mudança de estabelecimento de educação ou ensino; a alteração do encarregado de educação; a mudança de curso ou percurso formativo e a escolha de disciplinas.