As localidades Outeiro na freguesia de Monsaraz, Vera Cruz e Montemor-o-Novo recebem novo ciclo de atividades direcionadas a diferentes públicos e escalões etários com o objetivo de promover as linguagens da dança contemporânea, na região do Alentejo Central, e trabalhar a inclusão através da dança contemporânea.
O trabalho em inclusão representa um eixo forte da programação da CDCE e é caraterizado pela atividade “Aqui Também se Dança”. A atividade trabalha a intervenção e a inclusão social através da dança e envolve de forma vinculativa nos processos e atividades os indivíduos-alvo (crianças, jovens, idosos e pessoas portadoras de deficiência), como forma de combater os sentimentos de exclusão social.
A atividade realiza-se de forma descentralizada, em comunidades com pouca ou nenhuma oferta artística, em territórios geográficos caracterizados pela perda e envelhecimento da sua população, promove a qualidade de vida e a integração social de indivíduos de diferentes idades, através de uma educação para a dança, enquanto expressão artística e atividade promotora do desenvolvimento psicossocial do indivíduo.
Em dezembro, “Aqui Também se Dança” toma como palco as localidades de Montemor-o-Novo, Outeiro e Vera Cruz, e como agente expressivo e indutor de transformação, a Dança Contemporânea. Considera como público-alvo crianças, jovens, séniores e pessoas portadoras de deficiência.
O programa de atividades nas comunidades é desenvolvido em parceria com as Juntas de Freguesia e Associação 29 de Abril, que acolhem com uma periodicidade quinzenal, ou em forma de atividade lúdica de férias, nos seus espaços, as várias sessões de oficinas de dança contemporânea para CRIANÇAS E jovens, Séniores E PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA.
As atividades do projeto “Aqui Também se Dança” têm o apoio da Junta de Freguesia de Monsaraz, Junta de Freguesia de Vera Cruz e Associação 29 de Abril.
Todas as atividades têm participação gratuita mediante inscrição prévia.
O programa de atividades está inserido na programação de 2023 da CDCE, tem o apoio da República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes, e Câmara Municipal de Évora.
Mais Noticías
Victor Martelo publica livro de memórias
São Marcos do Campo em Festa
14 a 21 de abril: Semana de Oração pelas Vocações