jornalpalavra

jornalpalavra

Bandeira Azul continua presente na praia fluvial de Monsaraz

Nota enviada pelo município de Reguengos dá conta da avaliação positiva feita pelo júri nacional do Programa Bandeira Azul relativamente à praia fluvial de Monsaraz. Composto por 30 entidades da administração pública e da sociedade civil, o júri, aprovou e submeteu com recomendação esta candidatura ao júri internacional do Programa Bandeira Azul 2021, que vai deliberar até ao final deste mês.

A praia fluvial de Monsaraz cumpriu os critérios de avaliação sobre boas práticas ambientais, análises da qualidade da água balnear, códigos de conduta ambiental, visitas de controlo nacionais e internacionais/ocorrências, painel comum de informação e atividades de educação ambiental. O júri nacional do Programa Bandeira Azul felicitou o Município de Reguengos de Monsaraz “pelo excelente desempenho na época balnear de 2020, que requereu um envolvimento e um empenho excecionais no cumprimento de regras de segurança”.

A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a bandeira azul. Em 2019 foi atribuído à praia o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.

Assim, a praia de Monsaraz tem a bandeira azul, a bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Os veraneantes podem ainda usufruir das infraestruturas do Centro Náutico de Monsaraz, nomeadamente um bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.

O Município de Reguengos de Monsaraz assinou um protocolo com a Sines Tecnopolo – Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo para o desenvolvimento do projeto “Internacionalizar + Estações Náuticas do Alentejo”, nomeadamente para as estações náuticas de Monsaraz, de Alqueva – Moura, de Sines, de Avis e de Odemira.