jornalpalavra

jornalpalavra

Censos 2021: Não se esqueça de preencher o seu questionário

A partir de hoje pode preencher o questionário dos censos 2021. Para o fazer basta entrar em censos2021.ine.pt, digitalizar o código e a password que está na carta que foi entregue no seu domicílio, responder a todas as perguntas e terminar carregando em “Entregar”. Não se esqueça de guardar o comprovativo para entregar ao Recenseador que há de passar pela sua casa.

Se tiver dificuldade em aceder à internet ou em responder às perguntas peça ajuda a um familiar ou amigo. Pode também dirigir-se à sede da sua Junta de Freguesia e pedir apoio ou então aguarde pela visita do recenseador. Pode também, para qualquer dificuldade ligar para a linha de apoio 210 54 20 21.

A resposta deve ser feita até ao dia 3 de maio, data após a qual haverá uma semana de tolerância até dia 10 de maio.  Para quem não tiver respondido online, só a partir de 31 de maio é que poderão ser realizados em papel e pelos recenseadores.

O recenseamento é obrigatório e pode dar origem a uma coima que pode ir de 250 a 25 mil euros para as pessoas singulares que não o fizerem e de 500 a 50 mil para pessoas coletivas.

Para garantir o sucesso da operação o INE colocou no terreno cerca de 11 mil recenseadores.