jornalpalavra

jornalpalavra

DARK SKY® ALQUEVA conquista Prémio Internacional

Dark Sky Alqueva

O Projeto Dark Sky® Alqueva, sediado na aldeia da Cumeada em Reguengos de Monsaraz acaba de conquistar troféu de Europe’s Leading Tourist Destination 2020, do Global 100 – 2020.

A responsável pelo Projeto, Apolónia Rodrigues refere que se trata de “mais um reconhecimento que contribui para fortalecer o Dark Sky® Alqueva, o seu território inserido no Alentejo, a sua Rede de Parceiros Oficiais e a Rede Dark Sky® Portugal”. Este prémio a marcar o início do ano 2021,”é o reconhecimento do trabalho de médio e longo prazo, muitas vezes invisível, mas sem dúvida fundamental para a implementação do Dark Sky®” acrescenta.

O Global 100 – 2020, consiste na valorização de empresas e indivíduos líderes mundiais, através dos votos recebidos dos seus leitores globais, em mais de 163 países. O objetivo do Global 100 é fornecer aos leitores uma compreensão abrangente das empresas que são verdadeiramente líderes nas suas áreas de especialização. O Global 100 não segue o processo habitual seguido por muitos outros. Segue um processo muito específico e abrangente, não comumente usado em outras partes da indústria. Após o encerramento do processo, que segue um formato muito rígido, as empresas são pré-selecionadas e selecionadas como vencedoras.
Para cada categoria premiada, um método proprietário de análise classifica os vencedores com base em seu trabalho nacional e internacional. Este método de classificação produz uma lista de empresas pré-selecionadas, com base em um conjunto de critérios muito abrangente.
Assim que todos os votos são recebidos, um painel de juízes analisa os votos em cada categoria. O processo de julgamento avalia as seguintes considerações:
– A natureza estratégica do trabalho realizado.
– A complexidade do trabalho realizado.
– A escala do trabalho realizado.
– Se o trabalho realizado foi feito em tempo hábil e dentro do orçamento.
– Qualquer processo inovador ou inovador usado durante a conclusão do trabalho realizado.
O processo de julgamento concentra-se fortemente na complexidade e na importância estratégica do trabalho realizado. Os critérios acima enfatizam a importância do reconhecimento de cada vencedor ao tornar-se uma organização vencedora do Global 100, seja empresa ou indivíduo. Em resumo, o programa Global 100 fornece uma referência do que há de melhor entre os melhores líderes da indústria, equipas exemplares e organizações distintas.

Dark Sky Alqueva

O Dark Sky® Alqueva é o primeiro destino de astroturismo português cuja criação remonta a 2007. Tendo por base o conhecimento adquirido que permitiu acreditar e apostar no astroturismo como uma importante tendência futura da procura turística, avançou-se em 2007 para o desenvolvimento de um destino sustentável em que o recurso céu noturno fosse o pilar da base de trabalho. Aliado ao desenvolvimento turístico sustentável, a nossa missão reside ainda em proteger o céu noturno e com isso trabalhar com o objetivo de atingir valores próximo de zero, no que diz respeito à poluição luminosa.
Em 2011, o Dark Sky® Alqueva tornou-se o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e em 2018 o primeiro transfronteiriço. Integra 10 concelhos Portugueses, Alandroal, Barrancos, Évora, Mértola, Moura, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Serpa, e 13 municípios Espanhóis, disseminados por 9.700,00 km2 em torno do Lago Alqueva.