jornalpalavra

jornalpalavra

Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova realizam-se com programa adaptado

As Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova vão realizar-se nos dias 10, 11 e 12 de abril. Por causa da pandemia e das restrições impostas por lei e por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, realizam-se apenas as celebrações religiosas na igreja Matriz e no Santuário com medidas de higiene previstas.

As festividades ficarão ainda assinaladas com uma peregrinação automóvel com a imagem de Nossa Senhora que passará por todas as localidades do concelho e também pelos Foros da Fonte Seca.

Em nota, a Confraria, referiu que “que esta é também uma forma de levar um pouco de esperança e alento às pessoas, uma vez que o ano passado já não foi possível celebrar a Festa. Desta forma, não podendo as pessoas deslocar-se a Terena, será a imagem de Nossa Senhora que irá ao encontro das populações, sendo um gesto simbólico da Mãe que vai ao encontro dos seus filhos”.

O programa já decidido contempla no domingo, dia 11 de abril, a celebração da Eucaristia no Santuário, às 11 horas, transmitida em direto pela Rádio Renascença e pela Rádio Campanário (durante a qual será transmitida uma mensagem do Exmo. e Revmo. Senhor Arcebispo de Évora, que não pode estar presente) e a procissão automóvel com a imagem de Nossa Senhora, que deixará o Santuário ao por do sol (hora da tão emotiva procissão do Encontro), em direção a Terena. Após uma visita ao Lar da Associação de Proteção aos Idosos da Freguesia de Terena, o cortejo terminará na Igreja Matriz, com a recitação do Terço no adro, transmitido por sistema de altifalantes para toda a vila. Na segunda-feira, dia 12, Feriado Municipal, decorrerá a Peregrinação de Nossa Senhora pelo concelho, destacando-se a passagem pelos lares e pelo quartel dos Bombeiros Voluntários), terminando com a celebração solene da Eucaristia no Santuário. Oportunamente será anunciado o itinerário da imagem.

As Eucaristias e o Terço serão transmitidos na página de Facebook “Confraria Boa Nova”, chegando assim a todos os que, estando longe, se queiram unir a estas celebrações.

Para além destes atos, o Santuário estará aberto para oração individual, nos dias 10 e 11 de abril, sendo imperiosamente necessário cumprir todas as regras de segurança em vigor.

A Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova pede a todas as pessoas que enfeitem as ruas e janelas com flores, velas e colchas para o momento da passagem da Imagem de Nossa Senhora e insiste para que ninguém se associe ao cortejo automóvel. Todos devem permanecer junto das suas casas cumprindo as normas de distanciamento e uso de máscara.

A Confraria recorda aos peregrinos que respeitem as normas de higiene na participação nos atos religiosos e nas visitas ao Santuário.

Autor