O novo ano letivo está a chegar e os estudantes universitários preparam esta nova etapa das suas vidas em que enfrentarão enormes desafios.
A DECO quer apoiar os jovens universitários que, não raras vezes, precisam de se instalar noutra cidade, celebrar contratos de prestação de serviços e até fazer as compras de bens de primeira necessidade.
Para muitos, esta é uma nova aventura carregada de maiores responsabilidades, maior independência e autonomia.
Para orientar os jovens recém-chegados ao ensino superior, a DECO preparou o Guia do Consumidor Estudante, uma ferramenta digital que procura informar e esclarecer acerca das principais áreas do consumo:
• Alojamento: Antes de iniciar esta nova jornada, é importante que o jovem faça uma pesquisa de mercado e analise as propostas disponibilizadas. Contactar as associações de estudantes, serviços de ação Social das Instituições de Ensino Superior, amigos de confiança e familiares pode ser uma excelente iniciativa para a escolha de alojamento. Referimo-nos, por exemplo, a residências das próprias universidades ou residências privadas.
A internet, desde que se pesquise em páginas fidedignas e seguras, abre, também, várias opções para o alojamento.
Antes de decidir, aconselhamos todos os estudantes a visitarem os espaços e a ler atentamente os contratos, salientando, desde já, que é contraproducente aceitar arrendamento sem contrato escrito.
• Serviços Públicos Essenciais: Na maioria das modalidades de alojamento para estudante, as despesas com os serviços de água, luz e gás já estão incluídas. Não obstante, o Guia da DECO alerta os jovens para o que devem ter em atenção relativamente a estes serviços, nomeadamente a obrigatoriedade de ser titular de um contrato de arrendamento para puder celebrar um de prestação destes serviços públicos essenciais.
Conhecer as regras relativas ao pagamento, ou falta dele e consequente corte do serviço é fundamental para qualquer estudante. O mesmo se poderá indicar no que respeita a possibilidade de aceder às tarifas sociais da energia e da internet.
• Gestão Finanças Pessoais: É nesta fase que muitos jovens começam a gerir a sua própria vida financeira. O orçamento é uma excelente ferramenta para gestão das suas contas e para que façam as escolhas acertadas para manter o saldo positivo. Saber quanto tem, para saber quanto pode gastar é crucial para enfrentar este desafio de “viver sozinho” sem sobressaltos.
• Despesas de deslocação: este é um dos principais encargos que os jovens estudantes suportam, sobretudo se a localidade para onde vão estudar é distante. Assim, alertamos para o facto de alguns municípios reembolsarem as despesas de transporte. O estudante deve, pois, pesquisar se o seu município tem essa política de apoio.
Alertamos, ainda, para a existência de tarifas especiais para jovens estudantes nos transportes públicos, sendo certo que se conseguir prever antecipadamente as viagens de comboio, poderá usufruir de descontos que, por vezes, atingem 50%.
Tudo isto sem descartar os sistemas de boleia (carpooling, por ex.) ou as alternativas de mobilidade suave como a bicicleta ou trotineta que, com as devidas precauções de segurança e o cumprimento do código da estrada, são verdadeiramente sustentáveis.
• Compras online: o comércio eletrónico é muito prático e pode ser mais cómodo. Porém, o jovem consumidor deve estar bem informado, de forma a garantir uma boa compra e a proteger os seus direitos. Para que tudo corra bem, é importante saber que existe um prazo de 14 dias, após a receção da encomenda, para trocar o artigo.
Para isso, deverá comunicar, por escrito, ao vendedor a sua intenção, sem que seja necessário indicar o motivo desta decisão. Mas, para que este direito possa ser exercido, a compra deve ser feita a um profissional, isto é uma loja online. Se a compra tiver sido feita a um particular, este direito já não se aplica.
O Guia do Consumidor Estudante está disponível a todo os estudantes e a equipa de especialistas da Associação, a quem os estudantes podem recorrer em qualquer etapa do seu percurso académico, também.
Para ler e imprimir o guia, visite o site da DECO: www.deco.pt (área notícias).
O Município de Reguengos de Monsaraz, através do protocolo com a DECO disponibiliza apoio e proteção financeira ao consumidor. Contacte-nos através do telefone: 266 744 564 ou e-mail: deco.alentejo@deco.pt .
Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO! ◄
- Publicado no Jornal PALAVRA, edição de setembro 2023
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