jornalpalavra

jornalpalavra

O Papa Francisco já iniciou a viagem como peregrino do Iraque

O Papa Francisco já se encontra a bordo do avião que o vai levar ao Iraque naquela que é já a sua 33ª Viagem Apostólica Internacional. O avião papal descolou pelas 7h45 e prevê-se a chegada a Bagdá pelas 14 horas locais.

É a primeira viagem do Papa desde que começou a pandemia, tempo em que o Vaticano cancelou todas as viagens por razões sanitárias. Desde 2019 que o Papa Francisco não realiza viagens para fora de Itália.

No momento da partida o Papa Francisco enviou um telegrama ao Presidente da República Italiana, Sérgio Mattarella desejando “serenidade e prosperidade ao querido povo italiano”.

Francisco ficará no Iraque até dia 8 de março onde visitará a capital, Bagdá, as cidades mártires de Qaraqosh e Mosul vítimas do Estado Islâmico, Erbil capital do Kusdistão e Ur a terra de Abraão.

Do programa consta um encontro com as autoridades locais, políticas e religiosas, um encontro com os bispos, sacerdotes, religiosos, seminaristas e catequistas, Um encontro com o Grande ayatollá Sayyid Ali Husaini Sistani, autoridade máxima dos muçulmanos Xiitas e um encontro inter-religioso na terra de Abraão.

Na mensagem difundida pelo Vaticano no dia de ontem, 4 de março, o Papa Francisco dirigindo-se ao povo iraquiano dizia: “Vou como peregrino, como peregrino penitente para implorar ao Senhor o perdão e a reconciliação depois de anos de guerra e terrorismo, para pedir a Deus o conforto dos corações e a cura das feridas”.