jornalpalavra

jornalpalavra

Vacina contra a Covid-19

Pessoas com mais de 80 anos vão começar a ser vacinadas

Em declarações à SIC Francisco Ramos, Coordenador do Plano Nacional de Vacinação (PNV), adiantou que as pessoas com 80 ou mais anos vão ser vacinadas em breve. As pessoas nestas circunstâncias não precisam de fazer nada para receber a vacina, porque irão ser contactadas por SMS (mensagem de telemóvel) com a informações precisas. Francisco Ramos recorda que a mensagem tem origem no número 24 24 e só esta origem é fidedigna.

O coordenador do PNV adiantou ainda que a Vacinação aos lares de idosos terminou na passada semana, com exceção dos lares onde se verificaram surto de Covid-19. Trata-se de um universo de 170 mil pessoas que já receberam a primeira toma da vacina, dos quais 8 mil já receberam as duas tomas, faltando cerca de 30 mil pessoas previstas para a primeira fase. Nos lares, adiante o coordenador, em que se verificaram surto após a primeira toma da vacina, a segunda toma será realizada logo que o surto termine.

Na mesma altura, Francisco Ramos informou que durante o mês de fevereiro estará disponível em Portugal uma terceira vacina a juntar à da Pfizer-BioNTech e da AstraZeneca e no mês de março espera-se uma quarta vacina. Com o aumento da disponibilização da vacina o coordenador do PNV conta poder vacinar 250 mil pessoas por semana em abril o que vai exigir um aumento na capacidade de vacinação.