jornalpalavra

jornalpalavra

Realiza-se em Reguengos o Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ

Com a presença de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Procuradora Geral da República, Lucília Gago, realiza-se em Reguengos de Monsaraz o Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ.

O Encontro realiza-se nos dias 22, 23 e 24 de junho e conta na abertura com a intervenção, para além das já referidas Ministra e Procuradora, da presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse e de Rosa Campaniço, presidente da CPCJ de Reguengos de Monsaraz.

Do programa consta, para além da apresentação do Relatório Anual de Avaliação, da conferência de abertura pela Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral e três sessões temáticas subordinadas ao tema “crianças”.

A primeira sessão temática intitulada “Crianças e saúde mental” conta com a colaboração de Rute Agulhas, Psicóloga clínica e forense e Teresa Golschmidt, Pedopsiquiatra, membro cooptado do Conselho Nacional da CNPDPCJ e será moderada por Paulo Guerra, Juiz Desembargador.

A segunda sessão “Crianças – Violência e conflitualidade” tem a colaboração de Fernanda Alves, Procuradora da República Dirigente da SEIVD de Lisboa, Luís Fernandes, Psicólogo de CAFAP e Cátia Sofia Silva, Autora do livro Sai da Cama em Que Te Deitas e será moderada por António Castanho, Psicoterapeuta, representante do MAI no Conselho Nacional da CNPDPCJ.

A terceira sessão “Crianças – Processos de Promoção e Proteção e Lei tutelar Educativa”, conta com a colaboração de Maria João Fernandes, Vice-Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Catarina Pral, Representante do Ministério da Justiça no Conselho Nacional da CNPDPCJ, José Amaro, Diretor do Centro Educativo Navarro de Paiva e será moderada por Helena Gonçalves, Procuradora-Geral Regional de Lisboa.

A última sessão temática dedicada ao tema “Crianças deslocadas da Ucrânia”, com a colaboração de Márcio Gagliato, Consultor Internacional da UNICEF, Sónia Almeida, Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, Inês Amaro, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social do ISS, Ana Teresa Leal, Coordenadora do Gabinete da Família, da Criança e do Jovem da PGR. Hugo Monteiro, Inspetor do SEF e Miriam Gonzaga, Coordenadora do Núcleo de Apoio à Integração de Refugiados da ACM, moderado por Rosário Farmhouse, da CNPDPCJ.

Durante os trabalhos será também apresentado o Projeto Bem-Estar no Sistema de Proteção em Portugal, por André Tavares Rodrigues, Autor e coordenador científico do projeto, com a participação de membros de CPCJ envolvidas no projeto: Matosinhos, Santa Maria da Feira, Beja, Elvas e Loulé e terá debate moderado por Maria João Leote de Carvalho, Investigadora, CICS.NOVA FCSH, membro cooptado do Conselho Nacional da CNPDPCJ

Os trabalhos vão decorrer no Pavilhão do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz e tem encerramento previsto para as 11h40 do dia 24 com a presença da Ministra da Justiça., Catarina Sarmento e Castro.