A Barragem do Alqueva é um dos símbolos ambientais do Alentejo, o maior lago artificial da Europa, onde podem ser armazenados 4150 metros cúbicos de água. Foi no longínquo ano de 1957 que foi elaborado o Plano de Rega do Alqueva, a primeira pedra, estando previsto para os próximos anos de 2022/23 a fase final de construção das infraestruturas afetas ao plano de regadio. Pelo meio, o encerramento das comportas da barragem e o início da fase de enchimento da albufeira em 2002, e o ano de 2010, onde a albufeira atingiu, pela primeira vez, a cota máxima de 152 metros (hoje, dia 3 de novembro, regista pouco mais que a cota 143, fonte: Edia).
A imagem mostra, num timelapse de imagens anuais construído com base no software Google Earth Engine, desenvolvido pela Google, que permite (entre outras coisas) a manipulação de grandes quantidades de dados derivados de satélites Landsat, o processo de enchimento da albufeira do Alqueva.
Na imagem observa-se também a transformação observada no uso do solo, desde 1984 até à construção da grande barragem. Este timelapse, construído com sucessivas imagens no espetro do infravermelho, permite um realce à própria imagem e por outro lado permite aferir de forma indireta a saúde e as mudanças de vegetação.