A dois dias do fim de 2020, ano que certamente ficará marcado na história, o Dark Sky® Alqueva acaba de conquistar mais dois prémios internacionais atribuídos pelos International Travel Awards. O Dark Sky® Alqueva recebeu o troféu de Europe’s Best Emerging Destination 2020, enquanto que o seu Observatório Oficial Dark Sky® Alqueva, localizado na Aldeia da Cumeada, em Reguengos de Monsaraz, recebeu o troféu de Europe’s Best Emerging Attraction 2020, refere a nota enviada à nossa redação.
Estes dois prémios são, para os responsáveis pelo projeto, mais dois reconhecimentos que contribuem para fortalecer o Dark Sky® Alqueva, o seu território inserido no Alentejo, a sua Rede de Parceiros Oficiais e a Rede Dark Sky® Portugal. O ano de 2020 reforçou a importância dos destinos rurais e de natureza, cuja base de trabalho assenta na sustentabilidade mas também na diferenciação e inovação.
E acrescentam, “é, sem dúvida, uma grande honra podermos contar com mais estas duas distinções, as quais nos dão forças para continuar a apostar num projeto que nasceu em 2007 e que teve de ultrapassar muitos obstáculos. O ano de 2020 foi sem dúvida um marco no reconhecimento do trabalho de médio e longo prazo, muitas vezes invisível, mas sem dúvida fundamental para a implementação do Dark Sky® Alqueva”.
A importância deste projeto é mais relevante “numa altura em que os destinos mais sustentáveis estão a ganhar o seu espaço é fundamental apostar no posicionamento de Portugal como um destino internacional líder no Astroturismo pois, neste momento, já envolve cerca de 13.000,00 km2 certificados como Starlight Tourism Destination”.
A Rede Dark Sky® Portugal conta assim com o Dark Sky® Alqueva, o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e o primeiro transfronteiriço, com o Dark Sky® Aldeias do Xisto e com o Dark Sky® Vale do Tua.
O Dark Sky® Alqueva é o primeiro destino de astroturismo português cuja criação remonta a 2007. Tendo por base o conhecimento adquirido que permitiu acreditar e apostar no astroturismo como uma importante tendência futura da procura turística, avançou-se em 2007 para o desenvolvimento de um destino sustentável em que o recurso céu noturno fosse o pilar da base de trabalho. Aliado ao desenvolvimento turístico sustentável, a nossa missão reside ainda em proteger o céu nocturno e com isso trabalhar com o objectivo de atingir valores próximo de zero, no que diz respeito à poluição luminosa. Em 2011, o Dark Sky® Alqueva tornou-se o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e em 2018 o primeiro transfronteiriço. Integra 10 concelhos Portugueses, Alandroal, Barrancos, Évora, Mértola, Moura, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Serpa, e 13 municípios Espanhóis, disseminados por 9.700,00 km2 em torno do Lago Alqueva.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *