Existem claramente novas tendências que se estão a formar para o nosso Futuro, vários indícios que deixam pistas de como serão as sociedades nos próximos anos / décadas, na minha opinião, a mais evidente e poderosa é a marca ecológica, mas existem outras marcas/tendências.
Estamos perante o redesenhar de uma sociedade que claramente começa a apontar numa outra direção, a mobilidade através de combustíveis sustentáveis como o hidrogénio e a eletricidade gerada pelo sol, estão a ganhar terreno e apenas os lobbies dos combustíveis fosseis ainda tentam atrasar esse processo, a devolução dos centros e outras zonas nobres das cidades para fruição das pessoas em detrimento do poluidor trafego automóvel nem sequer é uma tendência para o futuro, é já uma realidade do presente mais ou menos generalizada.
Outra marca importante para o Futuro é o também evidente afastamento das organizações, empresas e marcas dos chamados assuntos fraturantes, ou seja dos temas que dividem as pessoas e no caso das empresas, de assuntos que as podem fazer perder clientes, um exemplo é o caso, sempre polemico, dos pro e contra a realização de eventos tauromáquicos, aconselho até a quem é da área a pensar já em criar o seu próprio circuito de venda de bilhetes para este tipo de eventos porque claramente os grandes grupos de distribuição e venda de bilhetes irão se afastar da conotação destes eventos com receio de perderem clientes noutras áreas.
Em outras áreas, a massificação de dietas que hoje chamamos alternativas como o vegetarianismo, a dieta com alimentos sem glúten, de entre outras, vai ser uma realidade e provavelmente as empresas ligadas ao consumo de carne, nomeadamente ao porco, poderão vir a passar dificuldades e mesmo a estar em risco, veja-se por exemplo uma campanha da União Europeia, lançada já este ano, que apela ao consumo de carne de porco e que procura já apoiar os produtores e ir tentando salvaguardar este sector, algo que me parece, será na próxima década, de difícil concretização.
Por falar em consumo, também o perfil do consumidor irá se alterar nas próximas décadas, será movido por causas, responsabilidade social e por critérios estritos de âmbito ambiental e de respeito pelos animais, quem estiver a gerir empresas e não fizer já este tipo de leituras e preparar, como lhe compete, as suas empresas para o que aí vem, corre o risco de as tornar rapidamente obsoletas num mercado global, competitivo e claramente marcado por estas e outras pequenas tendências que terão grandes repercussões nos tipos de consumo.
De referir ainda que, na minha opinião, iremos se tornar numa sociedade crescentemente matriarcal e feminista, o papel das mulheres vai ser, acredito, central na nova sociedade, conhecemos a natureza competitiva da mulher e ela virá armada com todas as suas causas e capacidade quase infinita de argumentação, mas, esperemos, com acima de tudo a sua capacidade de gerar consensos e sabedoria salomónica.
Que tenhamos, pois, coragem e capacidade para compreender este admirável mundo novo que se desenha á nossa frente! ◄

 

  • Publicado em PALAVRA novembro 2020

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