Nas instalações da Direção Regional de Cultura do Alentejo – Casa de Burgos, Rua de Burgos, 15, vai ser apresentado o livro de Filomena Barata “Alentejo, esse lugar”. A apresentação está a cargo de Miguel Rego.
A propósito deste livro editado pela Lema d’Origem, o editor António Sá Gué afirma: “Carregamos sempre as geografias. Entramos nelas sem qualquer senha e não há logaritmo que nos permita expulsá-las. Fervilham dentro de nós, arrastam-nos na torrente dos dias, moldam-nos no turbilhão das emoções. É através dessa imanência imorredoura, aspirada no seu regaço, que procuramos a nossa pedra filosofal e, com ela, se a conseguirmos encontrar, transformamos os metais da vida.
Com ela contruímos as moléculas daquilo que somos.
Não há fuga possível!
Que o diga a autora desta obra que, emotivamente, percorre os lugares desse Alentejo profundo, dos cheiros a esteva, da quentura do pão, da ancestralidade dos lugares, da andadura do tempo.
Que o diga ela, a Filomena Barata, que confessa ser incapaz de conter as lágrimas sempre que o visita.”
Filomena Barata é técnica superior do Museu Nacional de Arqueologia – Direção-Geral do Património Cultural. Entre 2000 e 2008, foi Diretora Regional do extinto Instituto Português do Património Arquitetónico de Évora. Lecionou na Universidade de Évora, como assistente, e no Instituto Superior de Porto Amboim, em Angola.
A sua área preferencial de investigação centra-se na temática do Património Cultural, mas também tem dedicado particular atenção ao estudo da Religião na Época Romana. Sobre estes temas, tem vindo a produzir múltiplas publicações.
A iniciativa encontra-se sujeita a inscrição prévia através dos contactos indicados, dado haver número de lugares limitado, de forma a serem cumpridas as normas de segurança de saúde pública, definidas pela DGS face à pandemia.