Portugal vai receber José Cebola numa volta em bicicleta solidária, com partida a 16 de agosto e regresso a 5 de setembro, pretendendo a angariação de fundos a favor da Fundação Maria Inácia Perdigão Silva de Reguengos de Monsaraz.
Aos 55 anos, o PSP José Cebola, natural de Santiago Maior vai concretizar o objectivo há muito pretendido, onde encontrou agora um sentido maior de solidariedade.
“Esta ideia já andava na cabeça há algum tempo e foi amadurecendo surgiu esta situação toda do covid, falei com a família e depois apresentei a ideia ao Dr. José Calixto que se mostrou bastante recetivo. A partir deste contacto tive o apoio dos técnicos do Município de Reguengos para traçar a rota, os Municípios onde ficar e claro o mais importante, os locais onde promover a iniciativa. Por isso, neste ponto de partida o Município deu uma grande ajuda porque é muito mais fácil os contactos entre Municípios… então, através destes contactos consegui traçar a rota e locais onde dormir e comer” refere José Cebola.
A angariação de fundos monetários realiza-se de duas formas, uma através do donativo financeiro directamente para o NIB da FMIVPS e outra forma é através da venda de uma T-Shirt alusiva à iniciativa. O ciclista afirma ao PALAVRA que “em todos os municípios e locais onde vou parar vou ter um “espaço” para poder divulgar a minha iniciativa e claro para a venda das t shirts”.
O percurso será percorrido em 20 etapas, num total 2.150 Kms. A primeira etapa sai de Reguengos de Monsaraz a Campo Maior (99,6Km); a Etapa 2 sai de Campo Maior a Castelo Vide (102 km); a Etapa 3 – Castelo Vide a Idanha-a-Nova (124km); a Etapa 4 vai até à Guarda (104Km); a Etapa 5 segue até Figueira de Castelo Rodrigo (75 Km); posteriormente a Volta a Portugal Solidária vai até Miranda do Douro (129,5 km), que a seguir vai até Vinhais (103,3 km), a etapa 8 chega até Montalegre (110 km), a Etapa 9 é até a Ponte da Barca (93,5 Km). José Cebola começa então a descer pelo país chegando na 10ª Etapa a Viana do Castelo (85 km), posteriormente fará a angariação de fundos em Aveiro com mais 150 Km, segue para a 12ª Etapa chegando à Nazaré (147). Com a chegada à Capital, o ciclista faz mais 128Km, pernoitando em Lisboa. No dia seguinte segue com mais 159 Km chegando até Sines. A Etapa 15 termina em Aljezur (90 Km), seguindo pelo Algarve, e chega a Portimão, com mais 83 Km. Vila Real de Santo António recebe a Volta, após mais 121 Km, na Etapa 16, as restantes Etapas passam por Mértola (65,7 Km), Serpa (76,70) e no dia 5 de Setembro José Cebola termina a Volta a Portugal Solidária em Reguengos de Monsaraz (80 Km).
“Nesta aventura vou sozinho mas, a pedalar vou encontrar amigos e colegas de outros grupos que se vão juntar a mim durante todos estes quilómetros que vou percorrer uma vez que, não param de me contactar para me acompanhar nesta causa. Não podia estar mais feliz por tentar ajudar esta causa. Não vejo a hora de me fazer à estrada”, José Cebola criou esta iniciativa solidária, de angariação de Fundos a favor da FMIVPS referindo que “a vida pra mim só faz sentido se puder ajudar, porque todos precisamos ou duma maneira ou outra”.◄