Decorre nestes dias a novena preparatória para a Festa da Imaculada Conceição. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa é o lugar, por excelência para a celebração desta festividade. Ali, D. João IV deixou a sua coroa declarando Nossa Senhora da Conceição, Rainha de Portugal, corria o ano de 1646. Vila Viçosa tornou-se, assim, o altar da Padroeira e Rainha de Portugal.
A Régia Confraria prepara anualmente um programa para celebrar a Padroeira. Este ano, por causa da pandemia, o programa vê-se restringido à expressão mínima. Ainda assim, na tarde do dia 7 de dezembro, pelas 18h00 haverá celebração da Eucaristia com bênção das grávidas e às 21h00 será o encerramento da novena. No dia 8, solenidade da Imaculada, reza-se o terço pelas 9h30 orientado pelos membros da Confraria e pelas 11h00 será a Eucaristia da festa presidida pelo Arcebispo de Évora D. Francisco Senra Coelho.
A limitação de lugares dentro do Santuário não permite que participem na celebração todos os que o desejam fazer, como em anos anterior, por isso, a confraria disponibiliza um serviço de transmissão on-line que pode ser acompanhado nos seguintes endereços:
– Rádio Campanário – https://www.radiocampanario.
– Facebook do Santuário Nacional – https://www.facebook.com/
– Canal de youtube da Régia Confraria – https://www.youtube.com/