A BIODIVERDIDADE ou “diversidade biológica” é um dos indicadores que nos revela o estado de conservação dos ecossistemas, no fundo, revela o estado de saúde de todas as espécies e a sua relação ecológica com o meio, incluindo o ser humano, existentes neste maravilhoso planeta chamado TERRA!
Do imensurável número de espécies de seres vivos, a CLASSE das AVES foi aquela que me tem despertado maior curiosidade ao longo destas duas últimas décadas e que gostaria de partilhar com todos, o pouco conhecimento que tenho vindo a adquirir!
A ORNITOLOGIA é o ramo da zoologia dedicado ao estudo das aves, desde a sua distribuição na superfície terrestre, das condições e peculiaridades do seu habitat, costumes e modo de vida, da sua organização e das caraterísticas que as distinguem umas das outras, a fim de permitir a sua classificação.
Muitos poderão perguntar: que interesse tem a observação de aves (birdwatching)? Muito. Para além da aquisição de conhecimento pessoal sobre os milhares de espécies (+10000) destes livres e encantadores seres, as aves que habitam a Terra há cerca de 200Ma, são excelentes bioindicadores para a avaliação do estado de conservação dos ecossistemas.
Por outro lado, os seus movimentos migratórios (FENOLOGIA) destas encantadoras criaturas têm contribuindo para a compreensão do preocupante fenómeno do aquecimento global.
A observação de aves proporciona momentos de lazer incríveis permitindo juntar pessoas de várias gerações associado a benefícios para a saúde porque, e segundo um estudo duma universidade inglesa, as pessoas que observam aves são menos propensas à depressão, à ansiedade e ao stress.
O número de observadores de aves (birdwatchers) tem vindo a aumentar em Portugal, na Europa e no Mundo!
O concelho de Reguengos de Monsaraz tem um grande potencial que poderá ser explorado ao nível do turismo ornitológico e ser uma mais valia ambiental, social e economicamente sustentável associada às já existentes!
Imaginem como será uma manhã a observar aves com um grupo de amigos culminando com um almoço típico da região, acompanhado de um bom vinho e a ouvir o cante alentejano!
Segundo, o site avesdeportugal.info e a plataforma Ebird, podemos garantir que até hoje já foram observadas e identificadas no nosso concelho, mais de 200 espécies de aves relembrando que a Europa é o continente com menor diversidade de aves, com pouco mais de 500 espécies!
Proponho-me dar a conhecer aos reguenguenses e àqueles que nos vistam o maior número de espécies observadas no concelho de Reguengos de Monsaraz num processo dinâmico de conhecimento e de aprendizagem partilhada por todos!
Divulgarei regularmente, de 15 em 15 dias, uma ficha simplificada de identificação da espécie relembrando que as fotografias são da minha autoria e tiradas localmente como prova verídica da sua existência no nosso território concelhio.
Para além da identificação das espécies com o nome comum (escrito a negrito) e o respetivo nome científico (escrito a itálico composto, pelo menos, por 2 nomes – o primeiro representa o género e é escrito sempre com letra maiúscula no início e o segundo representa a espécie e escrito sempre com letra minúscula), todas as fotografias serão acompanhadas da localização dentro do concelho e data do registo.
Termino com uma pergunta de Sir David Attenborough “Que criatura selvagem é mais acessível aos nossos olhos e ouvidos, tão próximas a nós e a todo o mundo, tão universal como uma AVE?”
VAMOS AO DESAFIO! Carregue aqui para ver – Guia_Aves_Comuns_RM_1_Trigueirão
A 1ª espécie a ser divulgada será o Trigueirão Emberiza calandra