Tem início hoje, 26 de novembro a Campanha de recolha de alimentos, do Banco Alimentar Contra a Fome. A recolha este ano é realizada através de vales que estão disponíveis nos supermercados e na internet.
O apelo é feito em tempo de pandemia que deixou muitas famílias desprotegidas por desemprego ou encerramento dos próprios negócios. A ausência de políticas que garantam a sustentabilidade daqueles que ficaram sem emprego ou se viram obrigados fechar os seus negócios definitiva ou temporariamente, leva muitas pessoas a recorrer ao Banco Alimentar como a única solução para socorrer com alimentos a sua família.
A campanha de recolha de bens alimentares era feita através de voluntários à porta dos Super e Hipermercados, o que, devido à pandemia, não pode acontecer este ano.
Com o mote “À nossa mesa há sempre lugar para mais um”, a campanha do Banco Alimentar sensibiliza os portugueses para a partilha de alimentos com as muitas famílias que enfrentam carências alimentares todos os dias, uma situação agravada com o impacto económico e social da pandemia, sublinhando a importância do contributo e envolvimento de cada um.
A participação na campanha pode ser feita através da modalidade Ajuda Vale, já utilizada em campanhas anteriores, que propõe a contribuição através de vales de produtos, que estarão disponíveis até 13 de dezembro nas caixas dos supermercados. Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.
Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome informou que ‘O impacto social das medidas decretadas para conter a propagação da pandemia foi de uma dimensão inacreditável, colocando numa situação de pobreza muitos milhares de pessoas que nunca imaginaram ver-se nesta situação. Hoje são apoiadas mais de 60.000 pessoas, que se vieram juntar às famílias que já recebiam apoio dos Bancos Alimentares antes desta pandemia que provocou uma crise económica sem precedentes. É fundamental a atenção aos outros e só com grande solidariedade e coesão, numa união de esforços da sociedade civil com a intervenção do Estado, será possível evitar situações de rutura social e de desespero”.
Adicionalmente, e dando ainda a oportunidade a todos aqueles que não têm a possibilidade de se deslocarem aos supermercados ou residem fora de Portugal, o Banco Alimentar disponibiliza o portal de doação online alimentestaideia.pt, onde podem escolher bens perecíveis para doar.
A Campanha está aí e todos são chamados a colaborar quer junto das caixas dos supermercados quer através da internet alimentestaideia.pt faça á o seu donativo.