“Vamos lá… ao Comercio Local” e “Compartilharte” são os nomes dos dois projectos distintos, que o CAO (Centro Atividades Ocupacionais) da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos está a desenvolver durante o mês de agosto em Reguengos de Monsaraz.
O CAO desenvolve no âmbito da divulgação do comércio local e na distribuição de diferentes origamis com frases positivas para toda a população a valorização do trabalho de Origami – dobragem de papel.
Os projetos desenvolvem as capacidades criativas e de integração na comunidade, desperta para os problemas da sociedade como responsabilidade de todos e passa a publicidade de mão em mão através de origami construídos na instituição.
Os trabalhos realizados pelos utentes do CAO coordenados por Francisco Ramalho têm como objetivos gerais: oferecer publicidade ao comércio local em peças de Origami; estar presentes através dos trabalhos realizados em CAO; dar a conhecer os trabalhos elaborados pelo CAO; ampliar as vendas do comércio local. E mais especificamente, alterar de valores, crenças e atitudes pessoais e sociais do público; publicidade ao comércio local; valorização pessoal; aumento da perceção de inclusão social dos jovens/adultos institucionalizados.
A atividade do “Vamos lá …ao Comercio Local” conta com a criação de 20 origamis iguais, escolhidos pelas empresas que pretendem fazer publicidade. Posteriormente, a distribuição dos origamis fica a cargo da empresa, devido às restrições da DGS, sobre o vírus COVID-19 os utentes do CAO não podem, como é habitual, entregar na rua os trabalhos. Qualquer empresa que pretenda aderir a este projecto, deve contactar o CAO para escolher o seu Origami. Todo este trabalho é gratuito e pretende divulgar o comercio Local através dos trabalhos destes artistas da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.
“Oferecemos 20 Origamis a cada empresa, é um número suficiente, para divulgar o trabalho e a publicidade. Basta escolher o Origami, nós colocamos a mensagem. Não podemos é distribuir, mas entregamos a quem nos pede e depois é fácil espalhar”, salientou Helena Calaco, Diretora Técnica do CAO.
Paralelamente, o CAO desenvolve durante o mês de agosto o projecto “Compartilharte”, com a entrega à porta de diferentes Origamis. Desde 3 de agosto que o fazem, começando pelos “Espanta Vírus”, na segunda semana foram “ As Flores”. Todas as semanas de agosto haverá um tema, divulgado no inicio de cada semana. Quem passar na porta do CAO, na rua Mouzinho de Albuquerque, entre as 9h00 e as 12h00 poderá levar o seu origami.
Segundo Helena Calaco “temos sentido uma boa aderência. Os Origamis não são entregues em mão, temos um cesto à porta e quem passa pode levar. Contudo, nos primeiros dias, tivemos que repor, durante a manhã mais do que uma vez Origamis. As pessoas gostam. Passe, leve e desafiamo-lo a partilhar nas redes sociais o seu presente”. ◄