Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e a brasileira Desaer desenvolvem projeto aeronáutico que visa produzir uma nova aeronave ligeira em Évora. O Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia em Évora (PACT) foi o palco do evento que reuniu a Ministra da Coesão Social, Ana Abrunhosa e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor, para a apresentação do projeto.

O projeto ATL-100, que «está a ser desenvolvido para a construção integral de uma aeronave no Alentejo, desde o seu desenvolvimento até à sua industrialização, envolvendo Évora, Beja e Ponte de Sor» afirmou Ana Abrunhosa aos jornalistas à margem da sessão. Este projeto «é um exemplo» de como se pode «ter ciência» e «tecnologia, envolvendo em rede os atores importantes do território», referiu Ana Abrunhosa. E desafiou os que “não acreditarem no futuro do Interior” a “abrirem os olhos” para o PACT e para as instalações do CEiiA e verem que o interior também é «ciência, empresas e tecnologia de ponta».

O modelo de aeronave foi criado pela Desaer e tem a capacidade de transporte de passageiros e 2,5 toneladas de carga. Foi desenhado tendo a vista o menor custo operacional aleado à maior sustentabilidade e na sua futura evolução para plataforma neutra em carbono.

O projeto vai instalar-se no PACT e criar cerca de 1.200 novos postos de trabalho diretos e desenvolver a atividade económica através de parcerias com empresas e fornecedores locais.

A empresa está já a recrutar engenheiros para o projeto podendo os interessados consultar o site do CEiiA.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *