De acordo com informação prestada no site oficial da Direção Regional da Cultura realiza-se entre os dias 5 de novembro e 17 de dezembro o ciclo de cinema no Auditório Soror Mariana, em Évora sob o Signo de Fellini, como forma de assinalar o Centenário do seu nascimento(1920-2020).

Organizado por Cinema – fora – dos Leões, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Universidade de Évora, o presente ciclo de cinema explora a dimensão multifuncional e colaboracionista de Fellini na Cinecittà dos anos 40 e 50, onde a sua influência e presença transcenderam o número de filmes que realizou.

Fellini foi, sem qualquer dúvida, uma importante peça na engrenagem da indústria cinematográfica italiana, tendo, nos seus anos formativos, participado como assistente de realização, argumentista, produtor e ator em filmes realizados por alguns dos principais cineastas italianos da época, entre os quais Roberto Rossellini, Michelangelo Antonioni, Alberto Lattuada, Dino Risi, Mario Bonnard, Pietro Germi, Eduardo De Filippo e Mario Mattoli.

Acreditamos que a verdadeira grandeza do seu legado deve incluir um lado mais desconhecido: o das inúmeras funções, papéis e colaborações que desempenhou em projetos realizados por outros cineastas e que atestam a sua extraordinária prolificidade e artisticidade.

Este ciclo será inaugurado com uma breve videoconferência do Professor Ángel Quintana Morraja (autor de Masters of Cinema: Federico Fellini [Phaidon Press, 2011]) à qual se segue a exibição do filme «Amor», realizado por Roberto Rossellini, baseado numa ideia de Fellini, que também escreveu o argumento e atuou num dos segmentos do filme.
Informamos ainda que este ciclo também contava com a participação do Professor Paolo Maria Fabbri (foi diretor da Fondazione Federico Fellini de Rimini, entre 2011 e 2013) que, infelizmente, para grande pesar nosso, faleceu no passado dia 2 de junho. Em sua homenagem, este humilde programa adoptou o título de um importante livro seu: Sotto il Segno de Federico Fellini (Luca Sossella Editore, 2019).

As sessões terão lugar pelas 21h30.

Consulte aqui o respetivo programa e a página do Cinema – fora – dos Leões, no Facebook, para mais informações.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *