A Fundação Eugénio de Almeida anunciou que o mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, vai ser aberto a visitas, entre dia 15 de agosto e 20 de setembro, todos os sábados e domingos, algo que vai acontecer pela 1ª vez em 60 anos. As visitas serão conduzidas por Luís Ferro, arquiteto e investigador, que privou durante 10 anos com a comunidade residente no convento.

O mosteiro foi, durante os últimos 60 anos, um espaço inacessível marcado pela clausura, silêncio e contemplação, como determinam os Estatutos da Ordem dos Cartuxo.

Segundo a FEA, o percurso das visitas vai revelar as rotinas no mosteiro e locais repletos de simbologia dos quais se destacam o pátio da Lavoura, espaço de trabalho manual e agrícola dos cartuxos, o monumental claustro, a igreja, centro da vida cartusiana e as celas individuais, pequenas casas cujos detalhes narram com rigor a vida contemplativa dos monges cartuxos.

O interesse manifestado pelo número dos participantes inscritos levou a FEA a abrir durante todo o dia de sábado e domingo as visitas livres, sem guia, ao convento.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *