O último Boletim Epidemiológico do concelho de Mourão apresenta uma situação de alto risco de gravidade. A testagem realizada nos últimos dias no Lar de Idosos Nossa Senhora das Candeias, da Santa Casa da Misericórdia de Mourão, revelou a existência de 43 idosos e 7 funcionários positivos à Covid-19.
O município estuda neste momento, em articulação com a Santa Casa da Misericórdia e o Delegado de Saúde Pública as alternativas para a separação entre positivos e negativos do Lar e possível transferência para outro local.
Neste momento estão ativos no concelho 76 casos, 6 são na freguesia da Granja, 69 na freguesia de Mourão e 1 na freguesia da Luz.
O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que todos os que estão positivos ou negativos mas de quarentena podem solicitar às padarias e supermercados das respetivas localidades a entrega das compras ao domicílio, bastando para isso fazer o pedido pelo telefone. Informa ainda que podem solicitar apoio através do número 967 296 201 e pede a toda a população que intensifique as medidas de proteção, higienização das mãos, a utilização de máscara, o distanciamento social e o cumprimento da etiqueta respiratória.
Recorde-se que o concelho de Mourão já estava classificado no nível de Risco Extremos de contágio por ultrapassar os nível de incidência de 960 por 100.000 habitantes. Com este aumento a situação agravou-se ainda mais.