No Boletim nº 238, que reflete a situação Epidemiológica Diária do Concelho de Reguengos de Monsaraz revelado no final do dia de ontem, 23 de novembro, mas reportado à véspera, dia 22, surpreende a alteração do número de casos positivos acumulados de 192 para 322. Já no dia 3 de novembro tínhamos sido surpreendidos com a alteração dos números de 214 positivos acumulados para apenas 192, referidos a 26 de outubro, e que se mantiveram até ao dia de ontem.
A explicação dada é que “existe uma desatualização dos dados semanais publicados pela DGS, relativamente aos ativos acumulado por concelho”. O Boletim nº 238, esclarece que a 22 de novembro “o valor atribuído ao nosso concelho pelo Departamento de Saúde Pública da ARSA (Administração Regional de Saúde do Alentejo) é de 322 casos acumulados POSITIVOS”.
Esta alteração obriga-nos a colocar algumas questões: De onde aparecem estes novos 41 casos que até à data não tinham sido referenciados? São novos casos e não estão refletidos nos ativos? São casos antigos e não estão refletidos nos curados? Foram óbitos anteriormente declarados com outras patologias? Foram casos desconhecidos pelas autoridades locais e do conhecimento da ARSA?
Analisando os 238 boletins diários publicados pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e pela Proteção Civil, o número total de POSITIVOS é de 281 casos.
Como referimos, a primeira alteração de ativos surgiu com a alteração gráfica da informação apresentada a 3 de novembro, neste boletim havia uma redução de 22 ativos acumulados em relação ao dia anterior em que se verificam 214. Ao dia 22 de novembro surgem 322 casos ativos acumulados quando os boletins só espelham 281. Há, portanto, 41 casos que não foram explicados.