A regra é ficar em casa
Tal como aconteceu em março e abril, o Primeiro Ministro pede para que todos cumpram a obrigação de ficar em casa. Sair, só para ir às compras, cuidar de pessoas dependentes, levar as crianças à escola e aqueles cujo trabalho é essencial podem sair para trabalhar.
As Escolas estão abertas
As atividades letivas vão realizar-se de modo normal para todos os ciclos e em todos os estabelecimentos de ensino inclusive o ensino superior que se encontra em época de exames.
O teletrabalho é uma obrigação
Todo o trabalho que pode ser feito em modo de teletrabalho passa a ser obrigatório e é penalizado com coimas pesadas sempre que não se cumpra esta modalidade.
Os restaurantes estão fechados
Quem tem que ir trabalhar e precisa de tomar uma refeição deve levar o farnel porque os restaurantes estarão fechados. Ou então usa o serviço take away ou entrega ao domicílio que está disponível também para quem está em casa. Juntamente com os restaurantes fecham também os bares, cafés e pastelarias.
Os supermercados estão abertos
Os supermercados estão abertos nos dias e horas habituais com 5 pessoa por 100 metros2. A mesma regra aplica-se às mercearias.
Fecham os ginásios
O desporto só é permitido ao ar livre e de modo individual. Fecham os ginásios e pavilhões desportivos. Fecham também cabeleireiros e barbearias e comércio em geral.
Cinemas, teatros e museus fecham
Os espetáculos estão suspensos bem como as visitas a museus, salas de exposição e outros lugares de cultura.
Serviços públicos com marcação prévia
Os assuntos a tratar em serviços públicos devem ser marcados previamente.
É permitido participar nas celebrações religiosas
As celebrações religiosas de qualquer confissão ou religião podem realizar-se mantendo-se as regras previstas pela DGS que têm sido eficazes. No entanto, no que respeita aos funerais as regras são mais restritivas e só pode participar os familiares diretos, sem cortejo e sem missa.
Exceções
Nos dias 17 e 24 podemos sair de casa para ir votar.
Estas medidas entram em vigor às 00H00 do dia 15 sexta-feira e permanecem até dia 30 de janeiro.