A Igreja Católica vai assinalar o quarto Dia Mundial dos Pobres este domingo, 15 de novembro, com o tema ‘Estende a tua mão ao pobre’.
Até ao momento presente, sabemos que ficámos, todos, mais pobres à força da Pandemia. Estamos a falar em múltiplos rostos de pobreza: O rosto mais evidente: o rosto material da ausência de recursos financeiros, da falta de comida, de emprego, de segurança de uma habitação condigna. Falamos também do lado da falta de oportunidade, da dificuldade de acessos e do “fechamento social”: da dificuldade de acesso à saúde e à educação, do enfraquecimento das redes de suporte, do isolamento, da falta de convivência, diálogo e proximidade.
O fenómeno da Covid e as suas múltiplas “caras”, faz crescer, em número e variedade, as situações de pobreza, mesmo até em contexto menos prováveis.
Muitos têm sido os alertas sobre o avolumar das situações de pobreza e exclusão social decorrentes deste fenómeno mundial que estamos a viver. Recentemente, o presidente da Cáritas Portuguesa alertou para o aumento destas situações e lembra que a pobreza necessita de respostas que passam por “medidas de politicas-públicas”, mas ao mesmo tempo por uma ação complementar de grande proximidade. Esta proximidade é a mesma que o Papa Francisco fala quando pede que seguremos as pessoas nas suas diferentes condições de pobreza e miséria.
Se a contingência da Pandemia adensa os problemas sociais também é verdade que destapa muitas mãos estendidas, com o próprio Papa adverte. São as mãos estendidas de homens e mulheres que são o socorro, o auxilio, o cuidado, a permanência e a coragem de tantos dias em que se desenrola esta enorme crise. É a mão dos profissionais de saúde, dos ajudantes de lares, das forças de segurança, dos sacerdotes, dos vizinhos, dos voluntários…são mãos corajosas e audazes, mãos inesperadas e criativas.
Estende a tua mão ao pobre, é o lema. Não fiquemos à espera que o combate se faça só por quem tem responsabilidade profissional para ajudar. Estejamos todos disponíveis para olhar e dirigir a nossa atenção para quem está ao nosso lado.◄

 

  • Publicado em PALAVRA novembro 2020

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *