Idosos não Covid-19 do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa vão ser transferido para o Pavilhão do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz que serviu de Lar de retaguarda durante o surto ocorrido no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e que se mantém equipado para situações de emergência. A informação foi dada durante a madrugada e informa que 38 dos idosos, por ser absolutamente necessário separá-los dos positivos, como indicam as normas de contingência, enquanto os casos positivos vão ser transferidos para o “hospital de campanha” instalado no antigo Centro de Saúde, propriedade da SCMVI.
O pedido foi feito diretamente pelo presidente da Câmara de Vila Viçosa, Manuel João Fontainhas Condenado. Após a manifestação de disponibilidade por parte da Proteção Civil de Reguengos de Monsaraz, foi consultada a Subcomissão de Saúde Pública da Proteção Civil Municipal de Reguengos de Monsaraz, que aprovou de imediato a cedência temporária desta infraestrutura municipal e posteriormente foi dada autorização para a evacuação pela Autoridade de Saúde Pública e a concordância do Centro Distrital da Segurança Social assim como a total coordenação com o Comandante Distrital da Proteção Civil de Évora. A operação de transferência dos idosos teve início às 8h00 prevendo-se a conclusão da operação durante a manhã deste dia 25 de outubro. A gestão do espaço e o cuidado dos idosos fica a cargo do Município de Vila Viçosa.
Recordamos que foram registados 78 casos ativos de COVID-19 com origem no surto da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, tendo falecido uma pessoa do Centro de Dia de Bencatel que se encontrava internada no Hospital do Espírito Santo em Évora, onde se encontram ainda mais seis pessoas de Vila Viçosa.