Nas políticas municipais de proximidade, nomeadamente nas áreas sociais e de educação, os problemas mais persistentes requerem normalmente uma considerável tecnicidade aplicada a realidades complexas e uma multidisciplinaridade de recursos.
A estratégia do nosso Concelho tem sido bastante assertiva nestas matérias. Desde os programas de luta contra a pobreza desenvolvidos há umas décadas atrás até uma intensificação destas ações na última meia dúzia de anos, temos captado um significativo conjunto de recursos que colocamos à disposição daqueles que mais precisam.
Criar Futuro E6G – Programa Escolhas de 6ª Geração
O projeto “Criar Futuro – E6G”, teve o seu início a 1 de março de 2016 e o seu término a 31 de dezembro de 2018 e desenvolveu atividades no nosso Concelho de acesso gratuito. Programa proveniente de fundos comunitários POISE2020, viu aprovado um orçamento para os três anos de 206 mil euros.
Este conjunto de ações teve como objetivo geral estruturar projetos de vida orientadores de percursos escolares, profissionais e cívico e foi subdivido em 3 objetivos específicos de intervenção:
• envolver os participantes em atividades de valorização escolar que promovam o envolvimento familiar e o sucesso escolar;
• envolver os participantes em atividades que valorizem o empreendedorismo como atitude, promovam a empregabilidade futura e a capacitação para o desenvolvimento pessoal e certificar com recursos de TIC;
• envolver os participantes em atividades que promovam a integração sociocultural e a capacitação para o desenvolvimento social e para a intervenção Comunitária.
O Projeto operacionalizou-se com a realização diária de atividades, com os participantes diretos especialmente crianças de etnia cigana dos 6 aos 16 anos, com o propósito de promover o seu desenvolvimento pessoal e a sua inclusão na comunidade, observando-se um aumento da sua participação, assiduidade e de grande sentimento de pertença ao longo dos anos.
Enaltece-se que, durante o último ano, a equipa conseguiu intensificar a envolvência dos participantes diretos nas atividades do projeto, totalizando de 61 participantes diretos e verificou-se uma taxa de execução acumulada das atividades de 77%. Ao longo destes 3 anos de projeto, a equipa ficou orgulhosa com a implementação deste projeto piloto, uma vez que foi a primeira vez que se implementou em Reguengos de Monsaraz um alargado conjunto de ações nesta dimensão.
Projeto + Sucesso
Com o objetivo fundamental de reforçar o papel social da Escola este projeto tem por grandes metas específicas:
• A promoção de práticas de antecipação e prevenção do insucesso escolar;
• O Reforço da articulação entre os membros da comunidade educativa;
• O apoio às famílias e aos alunos na sua integração escolar.
Conta com uma equipa de 5 elementos composta por uma professora, uma psicóloga, uma assistente social, uma técnica especializada em expressões artísticas e uma animadora cultural e um investimento previsto de 370 mil euros (cofinanciado a 85% por fundos comunitários), para os 3 anos da sua implementação.
O projeto desenvolve a sua ação em todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e abrange os alunos dos 1º,2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário e suas famílias.
Realiza atividades de apoio, orientação e acompanhamento destinadas a alunos, famílias, docentes e outros técnicos através das seguintes ações: 1. Gabinete de Apoio Multidisciplinar; 2. Promoção de literacias; 3. Orientação Parental; 4. ConCentra-te e; 5. Oficina de Expressões.
Séniores a Mexer
O Município tem igualmente desenvolvido projetos integralmente financiados pelo orçamento municipal, dos quais destacamos, na área do envelhecimento ativo, um conjunto de ações que envolve várias centenas de Séniores e todas as comunidades do nosso Concelho.
Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G
Por fim, os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G têm como principal objetivo promover a inclusão dos grupos sociais mais fragilizados, através de ações integradoras desenvolvidas por diversos agentes e recursos locais. São projetos de combate à exclusão social, em que as parcerias são determinantes para uma intervenção de proximidade.
Foi com muito orgulho que, no passado dia 1 de setembro, demos início, em Reguengos de Monsaraz, ao primeiro CLDS 4G, um projeto a ser desenvolvido por mais uma equipa multidisciplinar, que terá uma duração de 36 meses e com uma verba aprovada pelo Fundo Social Europeu (FSE) de 504 mil euros. A Entidade Coordenadora Local de Parceria é a Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva.
Os eixos de intervenção atribuídos a Reguengos de Monsaraz foram os seguintes:
Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação;
Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil.
Este nosso projeto tem como principal foco de atuação os desempregados de longa duração, os jovens à procura do 1º emprego, os beneficiários de RSI, as pessoas portadoras de deficiência, os alunos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, empresários, instituições e entidades empregadoras locais, agregados familiares de baixos rendimentos com menores.
Entendemos que este CLDS pode ser um instrumento fundamental para a fixação de pessoas em territórios como o nosso, marcados pela baixa densidade populacional, onde a intervenção social em rede é a única resposta para a exclusão social.
Nesta última meia dúzia de anos tem sido um percurso assertivo para com os problemas sociais e educacionais mais difíceis, com um investimento bem superior a um milhão de euros em equipas multidisciplinares que têm apoiado de forma empenhada e profissional os mais complexos problemas que temos diagnosticados na nossa comunidade.
Votos de grandes sucessos a mais esta equipa que agora inicia funções! ◄