Desde que em 1986 a Austrian Broadcasting Company teve a iniciativa de trazer de Belém a luz da Paz, num gesto que pretendia gerar contributos para ajudar as crianças em dificuldade, tanto na Áustria como nos países vizinhos, que a Luz da Paz de Belém nunca mais deixou percorrer o mundo. Desde 1989 a iniciativa concretiza-se com a colaboração dos escuteiros e guias que a transmitem de país para país fazendo-a chegar às mais pequenas comunidades. Em Portugal a iniciativa envolve cerca de 72 mil escuteiros que envolvem, nesta ação as suas comunidades e famílias.

Este domingo, 13 de dezembro, realiza-se em Vila Real a celebração de partilha pelas dioceses de Portugal. Em celebração presidida pelo bispo, D. António Augusto Azevedo, a Luz da Paz de Belém será partilhada e levada para todas as dioceses. Amanhã em Évora, realiza-se a partilha da luz por todos os Agrupamentos de Escuteiros da diocese, em celebração presidida pelo arcebispo, D. Francisco.

O Agrupamento 1085 de Reguengos de Monsaraz estará presente para receber a luz que será distribuída por todas as comunidades no fim de semana que antecede o Natal, dias 19 e 20 de dezembro nas celebrações dominicais. Esta luz pode ser levada por todos os interessados, bastando para isso dirigir-se à Igreja da sua localidade com uma candeia apropriada para o efeito.

A Luz da Paz de Belém foi recolhida a 16 de novembro 2020 por uma criança de Belém – Israel, na Gruta da Natividade, no entanto, por causa da pandemia, a luz que em Portugal se vai transmitir, será a luz trazida no ano passado e que permanece acesa na paróquia de Mateus na diocese de Vila Real.

Pode acompanhar a celebração

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *