“São Marcos do Campo, uma aldeia alentejana, passado, presente e futuro” um livro de Manuel Bento Rosado.

“No Alentejo, as aldeias em muito contribuíram para a sua história e para a definição do conceito alentejano, por meio dos seus usos e costumes e da sua organização social e económica” É com este fundamento que o autor desenvolve um estudo sobre a sua aldeia natal, focando particularmente dois períodos da sua história recente. O primeiro até aos anos sessenta do século XX e o segundo desde os anos sessenta até 2020. “Pretende-se descrever a vida da aldeia dependendo fundamentalmente do território que constituía a sua base económica, bem como realçar as alterações provocadas especialmente pela influência de fatores de desenvolvimento como a mecanização, o ensino, as novas tecnologias e as mudanças políticas e administrativas do país”.  O autor apresenta ainda um pequeno glossário de termos e expressões usados no quotidiano assim como um conjunto de alcunhas e fotografias que contam a história da vida naquela localidade.

Manuel Bento Rosado, natural de São Marcos do Campo no concelho de Reguengos de Monsaraz, é licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora, foi vice-presidente da CCRA, Administrador da Gestalqueva, administrador do Centro Tecnológico das Rochas Ornamentais CEVALOR. Professor convidado da Universidade de Évora e do ISEG onde lecionou Economia e Desenvolvimento Regional e Fundos Comunitários. Publicou vários artigos na imprensa regional e nacional e é autor dos livros “Desenvolvimento Regional, Contribuição para o seu Estudo e Planeamento (1997); Administração Regional sem Regionalização. Contributo para uma Solução (1999).

Palavra agradece ao autor a gentil oferta de um exemplar da sua mais recente obra: “São Marcos do Campo, uma aldeia alentejana, passado, presente e futuro”.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *