O presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz publicou a “medidas preventivas com vista à contenção do novo coronavírus – acesso aos cemitérios entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2020”.
A responsabilidade pelo horário de abertura e encerramento dos cemitérios é da responsabilidade das respetivas Juntas de Freguesia e serão divulgados pelas mesmas nos locais e meios habituais.
Relativamente à entrada e permanência no espaço dos cemitérios, tendo em conta a situação de calamidade em vigor até às 23h59 do dia 31 de outubro, o Município determina e dá a conhecer através de Edital as seguintes normas:
A entrada deve ser feita de forma faseada de modo a garantir que dentro dos cemitérios esteja um número reduzido de pessoas.
a) Só deverão entrar, em simultâneo, duas pessoas por cada campa e permanecer o tempo estritamente necessário, com o máximo de 30 minutos, para proceder ao culto, limpeza e asseio das campas;
b) Desinfeção obrigatória das mãos, com gel desinfetante, à entrada e à saída;
c) Uso obrigatório de máscara e luvas;
d) Proibição de partilha de objetos de limpeza, devendo cada pessoa levar os seus próprios utensílios;
e) Deverão ser cumpridos os circuitos específicos de entrada e saída no interior dos cemitérios, de modo a evitar proximidade entre os visitantes;
f) Deverá ser mantido o distanciamento social mínimo recomendado pela Direção-Geral de Saúde (2 metros);
g) É recomendável que se evitem as deslocações aos cemitérios de pessoas pertencentes aos grupos mais vulneráveis;