D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora, esteve ontem em Monsaraz de visita ao presépio de rua que ali está patente na sua 21º edição. Foi recebido pelo pároco, padre Manuel José Marques e pela provedora da Santa Casa da Misericórdia, Dr.ª Catarina Valadas  e mesários e pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz que fez questão de estar presente. Por motivos de saúde o presidente da Junta de Freguesia Nuno Pinto, justificou a sua ausência.

O Arcebispo de Évora, que veio em visita particular, celebrou Eucaristia na capela da Misericórdia porque a Igreja Matriz se encontra encerrada à espera de obras. Durante a celebração D. Francisco salientou o mistério da anunciação patente no texto evangélico do IV domingo do Advento, referiu-se à história do lugar e à forma como a Santa Casa, a fazer 500 anos de existência, tem guardado os seus símbolos mantendo-os nos seus lugares. Salientou ainda a devoção ao Senhor Jesus dos Passos e levou com ele o convite para presidir à festa que se realiza no próximo mês de Setembro de 2021.  Demorou-se na contemplação da Pietà, imagem que acompanha o Senhor Jesus dos Passos na procissão da Festa.

No final da celebração, após os agradecimentos da comunidade por tão agradável surpresa, revelou que a ideia lhe surgiu ao ler o jornal PALAVRA. Deparando-se com a notícia do presépio, pensou: “então, o presépio está em Monsaraz e eu não vou lá?” e comprometeu-se a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para regressar todos os anos à Vila Medieval, Vila presépio da Arquidiocese.

Ficaram dois compromissos que o Senhor Arcebispo quer cumprir no próximo ano, a Festa do Senhor Jesus dos Passos e o regresso ao presépio, assim como o desafio de celebrar com a Santa Casa da Misericórdia os 500 anos desta instituição.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *