Leitura orante da Palavra
Com prefácio do Arcebispo de Évora D. Francisco Senra Coelho, foi publicado recentemente a obra “Leitura Orante da Palavra – Lectio Divina Ferial” do padre Manuel José Marques, pároco de Reguengos de Monsaraz.
Esta obra, fruto de largos anos de trabalho, reflexão e meditação, oferece aos leitores a oportunidade de penetrar na Palavra bíblica proclamada diariamente nas celebrações litúrgicas do calendário ferial (dias da semana de segunda a sábado). Acompanhando o ritmo do Ano litúrgico, tem início com a primeira semana do Advento, seguindo o Tempo do Natal, Quaresma, Páscoa e Tempo Comum. Inclui também propostas para o Santoral e em “Apêndice”, apresenta de modo mais desenvolvido, a Lectio Divina da parábola do Pai Misericordioso. Cada dia está organizado de acordo o previsto na liturgia, uma leitura para os anos pares e outra para os anos ímpares e o evangelho para o Tempo comum e uma leitura e evangelho para os outros tempos litúrgicos. Cada leitura é trabalhada em quatro dinâmicas, a compreensão do texto, a meditação do texto, o texto rezado e uma sugestão de compromisso que faz com que a palavra se torne vida.
No prefácio o arcebispo de Évora, D. Francisco, refere: “a obra Leitura Orante da Palavra – Lectio Divina Ferial, da autoria de Manuel José Marques tem uma génese que nos leva até às Comunidades da Igreja Apostólica e traz até nós, geração do Século XXI, a autenticidade da beleza gloriosa e sempre jovem do rosto salvador de Cristo, o belo e bom Pastor. É que as propostas apresentadas neste Livro, a fim de nos ajudar a orar a Palavra de Deus, pelo método da Lectio Divina, não partem de um estudo predominantemente com preocupações académicas e assente numa exegese rigorosamente histórico-crítica dos textos Bíblicos, desencarnada da vida quotidiana do nosso tempo. As propostas apresentadas por Manuel José Marques, sem prescindir do rigor exegético não enfermam da pobreza que advém, quando não são experimentadas e testadas pelo Povo de Deus. Como nas primeiras comunidades, estas propostas nasceram da necessidade das muitas comunidades pastoreadas pelo autor, quer na cidade de Reguengos de Monsaraz, quer nas aldeias do concelho. Inspirando-me no Papa Francisco, diria que são sugestões em que o autor exprime o cheiro das ovelhas que leva consigo como pastor, e com elas reparte o odor e o sabor de Cristo por ele experimentados, para que se saciem nas «fontes das águas vivas» (Jr 17, 13).”
Trata-se de uma edição do Secretariado de Liturgia, que cedo se interessou pelo trabalho que estava a ser desenvolvido pelo autor e incentivou à sua publicação. É um livro com 1824 páginas impressas a duas cores (preto e vermelho) em papel bíblia de 30g e com capa dura, revestida a tela que imita o couro e confere um toque suave. A lombada é redonda e tem duas fitas de registo para facilitar a busca do leitor.
A apresentação pública está prevista para o dia 14 de setembro em Évora com a presença de D. Francisco Senra Coelho e o Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade. Em Reguengos de Monsaraz será também feita uma apresentação, mas ainda não tem data prevista.
O livro pode ser comprado no Cartório Paroquial de Reguengos ou através do site do Secretariado Nacional de Pastoral Litúrgica. ◄