“Estes recursos são um ativo que deixamos disponível às gerações futuras, pretende igualmente ser o sinal de esperança de que a interculturalidade alarga os horizontes da cultura imaterial dos Povos e nunca poderá sucumbir aos momentos difíceis que vivemos, com as regras desta nova normalidade, mas sempre abertos ao Mundo.”

Atendendo ao mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, a interculturalidade tem vindo a assumir cada vez mais relevância. Para que os nossos jovens assumam uma cidadania responsável é fundamental que adquiram um conjunto efetivo de competências pessoais e socio interculturais, sendo a mobilidade transnacional fundamental para o desenvolvimento dessas competências.
Neste sentido, o Município de Reguengos de Monsaraz apresentou, no início deste ano, candidaturas ao Programa Europeu ERASMUS +, candidaturas essas que obtiveram parecer positivo e o seu financiamento por parte da Comissão Europeia, estando a sua execução prevista para iniciar em 2021 e terminar em 2023.
Os Projetos aprovados, com um orçamento global de 690 mil Euros, denominam-se “TELL IT BY MUSIC, LIVE BY MUSIC!” e “H2O” e contam com parceiros internacionais de França, Grécia e Finlândia, tendo como temáticas centrais o CANTE e a ÁGUA, respetivamente. Para além do Município de Reguengos de Monsaraz os Projetos têm como parceiros de Portugal o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, a Fundação Alentejo e o Centro de Formação PartnerHotel Reguengos de Monsaraz.
O projeto “TELL IT BY MUSIC, LIVE BY MUSIC!” pretende, através do cante alentejano e da sua prática coletiva, sensibilizar os jovens para importância da união para a construção de projetos comuns. Este Projeto é dirigido aos jovens em idade escolar e, em parceria com a Grécia, terá como público alvo alunos refugiados, que através de uma expressão universal como o cante deverão refletir sobre uma identidade Europeia Comum.
Relativamente ao projeto “H2O” este tem como objetivo principal promover a reflexão sobre a gestão da água, recurso vital para todos nós. Vivemos atualmente num contexto em que as questões ambientais ganham cada vez mais relevância, sendo, desta forma, fundamental consciencializar os Nossos jovens para esta temática, conduzindo-os a um compromisso cívico individual.
Os Projetos ERASMUS+ apostam na mobilidade dos jovens pela Europa permitindo-lhes, desta forma, conhecer o “outro” através de um processo imersivo em culturas, tradições e realidades diversas daquelas que conhecem.
Todas estas experiências contribuirão para o desenvolvimento pessoal dos nossos jovens, para o desenvolvimento da interculturalidade nas suas relações pessoais, sociais, profissionais e afetivas. Sem dúvida que a participação dos jovens nestes Projetos lhes ficará marcada na memória, alterando a forma como vêm o mundo, como vêm o “outro” e como se vê a eles próprios.
Acredito que num mundo global, em que as sociedades se transfiguram de forma alucinante, a educação é, sem dúvida, o único instrumento capaz de proporcionar adaptação. A educação intercultural, mais do que uma utopia ou uma ideologia humanista, é uma resposta efetiva aos desafios constantes da nossa sociedade.
A educação intercultural permitir-nos-á a construção de uma sociedade assente nos valores do respeito e tolerância, valores fundamentais para a sobrevivência da democracia e dos estados democráticos.
Estes recursos são um ativo que deixamos disponível às gerações futuras, pretende igualmente ser o sinal de esperança de que a interculturalidade alarga os horizontes da cultura imaterial dos Povos e nunca poderá sucumbir aos momentos difíceis que vivemos, com as regras desta nova normalidade, mas sempre abertos ao Mundo. ◄

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *