Com o aproximar da época de colheita da azeitona é importante salientar as restrições e proibições à colheita mecânica noturna de azeitonas nos olivais superintensivos.
O estudo foi elaborado na campanha de 2019, para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) sobre os impactos das culturas intensivas e superintensivas de olival em áreas de regadio, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), confirma que a prática de colheita mecânica noturna de azeitonas nos olivais superintensivos conduz à perturbação e mortalidade de aves. Com base nos dados agora conhecidos o ICNF alerta que a continuidade da prática da apanha mecânica noturna em olival será alvo de ação sancionatória nos termos da lei.
Neste enquadramento, o ICNF vai intensificar as ações de fiscalização durante os meses de outubro de 2020 a março de 2021 no sentido de assegurar que não ocorre qualquer prática que possa promover a mortalidade de aves, designadamente a apanha noturna de azeitona. ◄

  • Notícia publicada na edição impressa de outubro 2020

abrir aqui

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *