O Município de Reguengos de Monsaraz em parceria com o agrupamento de escolas e as restantes entidades que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil tomou medidas preventivas no âmbito do combate à covid-19 para este ano letivo. Ao nível dos transportes escolares estima-se que o aumento do investimento municipal se aproxime dos 20 mil euros durante o ano letivo para responder às necessidades dos alunos de todo o concelho, em consonância com as normas de saúde pública do atual contexto pandémico.
Os novos horários escolares foram definidos com o objetivo de ter o número mínimo de alunos na escola em simultâneo, de acordo com as orientações do Ministério da Educação, o que implica o aumento dos custos da autarquia, respondendo especificamente a cada alteração. Importa sublinhar que todos os horários dos transportes disponíveis anteriormente são mantidos.
Igualmente no âmbito das medidas adotadas pela câmara municipal foram disponibilizados testes à covid-19 aos docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais dos estabelecimentos de educação e ensino que considerem ter estado em contexto de risco ao novo coronavírus (SARS-CoV 2). Está ainda prevista a possibilidade dos docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais do agrupamento de escolas realizarem testes serológicos pagos pelo município para se poder ter um “retrato” deste grupo de profissionais em termos de imunidade.
A autarquia distribuiu também termómetros de infravermelhos e kits de tapetes desinfetantes aos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho em parceria com as juntas de freguesia, tendo reforçado ainda o número de dispositivos de solução antisséptica de base alcoólica para a higienização das mãos. Para cumprimento das regras do Ministério da Educação e da Direção Geral da Saúde foram colocados acrílicos em todos os espaços de atendimento aos alunos e aos docentes e aplicada sinalética para melhor definição de circuitos nos espaços.
O município ofereceu também os livros de fichas a todos os alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas e aos beneficiários de Cartão Social e Rendimento Social de Inserção do 5.º ano ao 12.º ano que os requereram junto do Serviço de Educação, num total de 377 alunos abrangidos.
Na sexta-feira, dia 18 de setembro, decorreu uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil para fazer o primeiro ponto de situação sobre o início do ano letivo. Nesta reunião esteve presente José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e os responsáveis do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, Junta de Freguesia de Corval, Junta de Freguesia de Monsaraz, Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, Unidade de Saúde Familiar Reguengos de Monsaraz/Mourão, Postos da GNR de Reguengos de Monsaraz e Telheiro, Serviço Municipal de Proteção Civil, Hospital do Espírito do Santo de Évora, Ministério da Agricultura, Coral – Associação de Nadadores Salvadores de Reguengos de Monsaraz, Agrupamento de Escuteiros de Reguengos de Monsaraz, Segurança Social e CODIS Évora.