Informação Diária n° 108 (dados até às 9 horas de 16 de julho)
A presente informação reporta toda a situação epidemiológica do nosso Concelho até ao final do dia de ontem e evolução do estado clínico e óbitos até à presente hora.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Atualizamos a situação epidemiológica do Concelho com um registo de 170 CASOS POSITIVOS ACUMULADOS, 29 DOS QUAIS CURADOS, 124 ATIVOS e 17 ÓBITOS, situação sem alterações relativamente ao dia de ontem.
Deste valor total de 124 CASOS ATIVOS relacionados com o último surto, registamos 84 na FMIVPS e 40 na comunidade (15 curados e 1 óbito). Estes números verificam-se num universo de cerca de 2.120 testes com resultado conhecido até ao dia de ontem, no qual foram conhecidos resultados de aproximadamente 20 testes. Estão planeados para hoje e amanhã mais cerca de 30 testes.
Relativamente ao foco infecioso verificado no Lar da FMIVPS, registamos ao dia de ontem 19 casos positivos ativos (6 casos curados e 1 óbito) a trabalhadores e 65 utentes (15 óbitos).
Relativamente ao controlo da propagação na comunidade não se registou qualquer caso nos últimos 8 dias. A autoridade de Saúde Pública considera que o surto está em resolução, caso não existam novas cadeias desconhecidas (tecnicamente será considerado extinto depois de 28 dias sem novos casos positivos COVID relacionados com as cadeias conhecidas.
INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO DE SAÚDE
Encontram-se 5 utentes do Lar no HESE, 3 dos quais em cuidados intensivos. Dos casos de infeção na comunidade registamos um caso internado em cuidados intensivos e um em enfermaria.
De entre os profissionais positivos registamos que todos estão a recuperar nas suas residências.
PLANO DE TESTES PARA AVALIAÇÃO DE CURA E TESTAGEM DA COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES E EMPRESAS
A Área Dedicada à Covid-19 (ADC) de Reguengos de Monsaraz continuará a sua atividade no Pavilhão Polidesportivo da Escola António Gião (Escola Amarela), com testes e testes de cura na comunidade de acordo com as decisões da Autoridade de Saúde Pública.
RELATÓRIO DIÁRIO DA DGS
Referenciamos igualmente que o relatório diário emitido hoje pela Direção-Geral da Saúde faz referência a 155 casos positivos acumulados valor este que se refere ao final do dia 14 de julho e deverá ser atualizado nos próximos dias, de acordo com a informação mais recente que disponibilizamos neste relatório.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Mantemos a indicação da Autoridade de Saúde Pública, com a presente informação, não considera a decisão de cerco sanitário pelo que solicitamos a todos os Reguenguenses a manutenção da tranquilidade face a alguns supostos boatos que apontam em sentido contrário.
Desde o primeiro momento do conhecimento deste surto que foram tomadas medidas de combate preventivo ao desenvolvimento de eventuais cadeias de propagação na comunidade, das quais destacamos: enceramento das aulas presenciais na Escola Secundária Conde de Monsaraz e do ensino pré-escolar, creches e atividades de animação e apoio à família; está suspenso por mais uma semana os atendimentos presenciais nas Autarquias do Concelho; solicitámos à Autoridade de Saúde Pública a recomendação de encerramento de todos os atendimentos presenciais que ainda se pudessem estar a realizar; analisaremos outras medidas de confinamento sempre que se justifique e de acordo com as determinações da Autoridade de Saúde Pública.
APELO À POPULAÇÃO
Nesta situação de risco de existência de cadeia de contágio comunitário é FUNDAMENTAL todos estarmos MUITO ATENTOS aos sintomas de COVID-19, os quais podem variar em gravidade, desde a ausência de sintomas (sendo assintomáticos) até febre (temperatura ≥ 38.0ºC), tosse, dor de garganta, cansaço e dores musculares e, nos casos mais graves, pneumonia grave, síndrome respiratória aguda grave, septicémia ou choque sético.
Recentemente, foi também verificada anosmia (perda do olfato) e em alguns casos a perda do paladar ou perda parcial ou total do olfato, como sintoma da COVID-19. Os dados mostram que o agravamento da situação clínica pode ocorrer rapidamente, geralmente durante a segunda semana da doença.
REFORÇAMOS QUE É FUNDAMENTAL QUE PERANTE ESTES SINTOMAS TODOS NÓS RECORRAMOS IMEDIATAMENTE À LINHA SAÚDE 24 (808 24 24 24) OU À LINHA TELEFÓNICA DISPONIBILIZADA PELO CENTRO DE SAÚDE DE REGUENGOS DE MONSARAZ (266 758 774), PARA SER EFETUADO O ENCAMINHAMENTO PARA A ÁREA DEDICADA COVID-19 DA NOSSA CIDADE.
INFORMAÇÃO MUITO IMPORTANTE COVID-19
A FASE DE DESCONFINAMENTO É UM PERÍODO MUITO PERIGOSO DA PANDEMIA. É obrigatório o cumprimento de todas as normas impostas pela atual situação de pandemia: O DISTANCIAMENTO FÍSICO E A REGULAR HIGIENE DAS MÃOS.
Assim, neste momento difícil é muito importante tentarmos manter a serenidade coletiva e termos CONSCIÊNCIA DA ENORME IMPORTÂNCIA DE UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) E DO CUMPRIMENTO RIGOROSO DE TODAS AS REGRAS DE HIGIENE INDIVIDUAL. Contamos com a responsabilidade de TODOS!
Paços do Município de Reguengos de Monsaraz, 16 de julho de 2020.
José Calixto
Autoridade Municipal da Proteção Civil
Mais informações em
Reguengos ComVida
: