Durante a entrevista ao jornal Expresso de 21.08.2020 o Primeiro Ministro manifestou a intenção de subir o salário mínimo “Desejamos que o salário mínimo nacional possa continuar a subir. Naturalmente de acordo com aquilo que é a dinâmica económica de hoje, que é muito distinta da que existia há um ano. Seguramente não vamos poder ter um aumento com a dimensão que tivemos no ano passado, mas desejamos um aumento”.

António Costa refere que este tema vai fazer parte do Orçamento de Estado e do diálogo com os parceiros sociais e partidos políticos. O governo tem feito um esforço no sentido da “proteção de postos de trabalho e de rendimentos, refere.

Já relativamente ao IRS, o Primeiro Ministro entende ser “muito improvável que seja no orçamento de 2021 que vamos fazer essa revisão”. Por essa razão, diz António Costa, “insistimos com os nossos parceiros parlamentares que o diálogo não se deve esgotar no orçamento de 2021”.

O Primeiro Ministro aponta para os dois últimos anos da legislatura a possibilidade de mexer no IRS. “Ninguém tem dúvidas de que o cenário em que estamos a preparar este OE-2021 é distinto do anterior, e exige que olhemos para este orçamento também a pensar nos seguintes e na dinâmica que temos de ter para a recuperação e consolidação das nossas finanças públicas” conclui.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *