Foram concluídas as obras de estabilização e requalificação da torre do Castelo de Mourão. Foram retirados os andaimes e já pode ser visto o resultado final dos trabalhos realizados.
A referida torre foi atingida por um raio durante uma violenta trovoada desencadeada na tarde do dia 24 de março de 2019. O impacto danificou gravemente as estruturas da torre que ameaçava ruir e causou danos em algumas casas das imediações, conforme PALAVRA, noticiou na sua edição de abril daquele ano.
Na sequência daquele prejuízo, a câmara de Mourão avançou rapidamente com obras de estabilização da torre. Maria Clara Safara, presidente da câmara de Mourão, indicou, na altura, que a intervenção seria feita com o acompanhamento da Direção Regional de Cultura do Alentejo, depois de relatório feito por aquela entidade juntamente com o município e da Proteção Civil, já realizada entretanto.
No dia 11 de abril  de 2019, de acordo com declarações da autarca, foi lançado “o procedimento de consulta prévia a 3 empresas para a empreitada de cobrimento de cobertura da torre, por sistema que impeça a entrada de águas fluviais, escoamento e estabilização nomeadamente ao nível da porta de acesso à torre e na abóboda e proceder à retirada de pedras existentes ao nível do coruchéu de modo a evitar um acréscimo de cargas na abóboda.”
Já na altura o município preparava um projeto de reabilitação do castelo a financiar através de candidatura a fundos comunitários.
Neste momento já é possível ver o resultado final das obras realizadas na torre, aguardando-se ainda as obras de requalificação de todo o Castelo de  Mourão.
Previous
Next

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *