A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de fechar parceria com a Media Tailors para a assessoria mediática dos Vinhos do Alentejo. A necessidade de reforçar o posicionamento da região no sector vitivinícola definiu a nova parceria como urgente para abrir um novo caminho na relação com os meios de comunicação Social.
O presidente da CVRA, Francisco Mateus afirma que o objetivo é garantir que a marca Vinhos do Alentejo tem «uma voz activa e preponderante», lê-se no site da Comissão.
Por outro lado, a CVRA anuncia a certificação de produção sustentável, como uma nova forma de acreditar os vinhos alentejanos. A importância que hoje tem o impacto ambiental na biodiversidade, nos ecossistemas, na manutenção da vinha saudável e da uva de qualidade exige uma certificação que garanta ao consumidor que esta preocupação está presente no produto final da região vitivinícola do Alentejo.
Mais do que um “selo” é uma prova pelo cuidado e preocupação face ao futuro.
Com 422 membros o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) é um exemplo de união entre produtores, que desenvolvem, melhoram e partilham as abordagens relativas à sustentabilidade na produção com preocupação ambiental, social e económica de toda uma região.
Para a certificação a CVRA definiu parâmetros de acordo com quatro Entidades Certificadoras, nomeadamente a Bureau Veritas, SGS, Certis e Sativa, com o objectivo de permitir a avaliação da implementação do programa nos membros, com vista à Certificação dos mesmos.
Esta certificação vai permitir ao membro PSVA certificado comunicar no seu produto final, bem como em toda a sua documentação e marketing institucional, criando uma clara vantagem competitiva, e tendo mais argumentos em tenders no estrangeiro, visto cada vez mais este género de requisitos serem pedidos ao nível da decisão.Criada em 1989, a CVRA é responsável pela protecção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Conta com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares e 30% da produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais: Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.