Apesar das atuais restrições sanitárias, vai realizar-se a edição 2020 do Festival Internacional de Dança Contemporânea (FIDANC), nos dias 27 de setembro a 10 de outubro, organizado e programado pela CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora.
Espetáculos e performances de pequeno formato, direcionados a plateias reduzidas, vídeos dança, workshops, apresentados ao ar livre e numa igreja, têm o objetivo de através da dança contemporânea devolver alguma normalidade à vida!
Além das apresentações com a presença de público, o festival vai estar também nas plataformas online.
A abertura do FIDANC conta com a nova criação da criadora emergente Carla Jordão, uma proposta da Companhia de Dança de Almada, iniciando-se, depois, um pequeno ciclo de mostra de obras da criadora Amélia Bentes. A primeira obra ” Um fio de Ar” é direcionada ao espaço público, e a fechar o festival, estreia a nova criação de 2020, uma produção da CDCE.
A 3 de outubro, a Igreja de S, Vicente recebe o espetáculo “Ensaio sobre a Cegueira” baseado na obra de José Saramago, uma criação de Nélia Pinheiro, em coprodução com Municipio de Évora.

Para a infância foram criados conteúdos nas plataformas online. A estreia da nova criação para a infância, de Gonçalo Almeida Andrade, apresenta uma reflexão sobre o impacto do atual contexto de Pandemia na natureza. Uma oferta direcionada à infância e família, para ser vista em casa, ou na escola! Ao mesmo tempo, haverá conversas à distância com os alunos sobre o espetáculo.
Online
 serão ainda, disponibilizados vídeos de dança de criadores Portugueses, em canal livre.
No âmbito da formação haverá, para um número limitado de participantes, 2 workshops de dança contemporânea, no espaço da Black Box.
A edição de 2020 terá um formato mais reduzido, mais intimista, mas a grande dimensão artística da linguagem da dança contemporânea estará presente.

A CDCE é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção Geral das Artes:
A CDCE tem o apoio da Câmara Municipal de Évora

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *