De acordo com o Plano de Saúde Outono-Inverno 20-21 Plano de Saúde Outono-Inverno 20-21 a vacinação contra a Gripe sazonal é uma das medida a ser implementadas de prevenção contra o Coronavírus.
“A estratégia de vacinação contra a gripe no próximo Outono-Inverno foi adaptada ao atual contexto epidemiológico, assegurando: O aumento do número de doses e, consequentemente, da cobertura
vacinal; A antecipação do início da época vacinal, para o final de setembro, garantindo uma vacinação mais precoce” diz-se no Plano.
A vacina está já disponível com 350 mil doses disponíveis nos Centros de Saúde e Farmácia que serão ministradas prioritariamente a pessoas idosos em lares, sendo prioritários todos os idosos, profissionais de saúde, profissionais do setor social que prestam cuidados e grávidas.
A segunda fase de vacinação, com início a partir do dia 19 de outubro contempla a restante população a começar pelas pessoas com mais de 65 anos e pessoas com doenças crónicas independentemente da idade.
A intenção do governo é que se vacine mais e mais depressa para evitar a acumulação do risco da Gripe com o da Covid-19. Para isso o SNS encomendou mas de dois milhões de vacinas que serão gratuitas para pessoas de risco, grávidas e serão comparticipadas mediante receita médica para as restantes.