Em 2018 dois jovens reguenguenses decidiram criar o seu próprio negócio de produção agrícola, fundando a empresa Expressão D’ocasião, Lda. José Rijo, deixou o emprego de Guia de Enoturismo numa empresa local para se dedicar a tempo inteiro a este sonho, já Andreia Godinho reparte o trabalho que tem numa empresa familiar, com a dedicação a esta nova aventura. Os dois jovens empresários fizeram formação específica em Produção de Cogumelos, Agricultura Sustentável e Economia Agrícola. Este projeto só foi possível de realizar com a aprovação do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020), principal instrumento de apoio ao desenvolvimento de projetos agrícolas em todo o território do continente, no âmbito do Quadro Comunitário 2014-2020.
O objetivo principal do projeto, é a produção de cogumelos da variedade Shiitake Donko, em Modo de Produção Biológica (em início de certificação) numa estufa construída de raiz para este tipo de produção com 2.000 m². Os cogumelos desta variedade são originários do leste da Ásia e desde há muito que fazem parte dos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Mais recentemente foram introduzidos para produção e consumo nos países ocidentais, sendo neste momento uma das variedades mais consumida em todo o mundo.
Em início de atividade, a empresa recolhe as primeiras produções com destino a clientes regionais com a finalidade de obter o feedback sobre a qualidade do produto.
Segundo os produtores, “as reações têm sido muito positivas por parte dos restaurantes que testaram as potencialidades gastronómicas dos cogumelos”.
Em março de 2021 esperam atingir os níveis normais de produção de cogumelos (200 kg/semana) para a área de implantação da estufa e diversificar os produtos a produzir. No próximo ano os empresários preveem alargar a sua atividade de plantar 3,5 ha de amendoal e algumas culturas hortícolas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *