A propósito do Dia Mundial das Missões, que se celebra amanhã, dia 18 de outubro, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra, enviou uma mensagem à diocese a fim de valorizar este dia assim como o mês de outubro tradicionalmente dedicado às Missões e ao Rosário. Já em Maio passado o Papa Francisco tinha feito chegar a todas as dioceses do mundo a habitual mensagem para este dia. De seguida apresentamos as duas mensagens.

Mais uma vez devemos agradecer às Obras Missionárias Pontifícias o Guião Missionário 2020/2021, “Eis-me aqui, envia-me”.

Para além da Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, a celebrar no dia 18 de outubro próximo, a mensagem do Papa Francisco às Pontifícias Obras Missionárias apresenta cinco esquemas de reflexão e oração, com as propostas sobre a própria “Oração”, o “Sacrifício”, a “Partilha”, a “Vocação Missionária”, e a “ Missão na Fragilidade – Oração com os Doentes”.
O Guião propõe ainda esquemas para a Vigília Missionária, Eucaristia Missionária, Rosário Missionário (Mistérios Gozosos, Dolorosos, Luminosos e Gloriosos), Missão em Diálogo – Diálogo inter-religioso, Via Sacra, outubro em Oração à luz do Evangelho de cada dia. O Guião conclui com uma proposta de Celebração para a Infância Missionária, intitulada “Perdoados e Enviados”.

A mensagem do Papa divide-se em nove números de que apresentarei uma breve citação de cada número, proporcionando a síntese do seu conteúdo, que exorto a que seja lida e refletida por cada comunidade neste mês em que o Papa recentemente exortou à oração do Rosário a fim de que a intercessão de Nossa Senhora nos obtenha quanto antes a vitória sobre a Pandemia da Covid-19.

Apelo a que se valorize nas nossas Paróquias, Comunidades e Movimentos este subsídio pastoral repleto de sugestões e já habitual na tradição do Povo de Deus.
Para os Portugueses, a temática missionária reveste-se de uma longa e apaixonante experiência e assume grande familiaridade na História Religiosa Portuguesa, pelo que recolhe facilmente adesão nas nossas comunidades.

A oração do Rosário pode enquadrar a temática missionária no longo percurso da mais genuína religiosidade popular portuguesa.
Rezo para que os nossos estimados Párocos proporcionem estes tempo de oração e formação aos fiéis e que os Diáconos, Consagrados e Leigos Responsáveis apoiem e estimulem estas propostas nas suas comunidades, predispondo-se a colaborar com os seus Párocos na sua concretização nas diversas localidades, para que outubro seja de mãos dadas e em rede, o mês Missionário e da oração do Rosário.

+ Francisco José Senra Coelho
Arcebispo de Évora

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *