Está em curso a eleição do novo Presidente da República, em Portugal. As mesas de voto abriram às 08h00 em todo o país e já há eleitores a exercer o direito de voto. A Comissão Nacional de Eleições garante que “é mais seguro votar do que ir às compras” porque foram adotadas as medidas necessárias para garantir que todos podem votar sem medo de contágio.

Em Reguengos de Monsaraz as mesas abriram à hora certa. A votação faz-se no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições da cidade (nas freguesias do concelho de Reguengos de Monsaraz as Mesas de Voto encontram-se nos locais habituais). Fora do pavilhão não há qualquer indicação da porta de entrada, os eleitores que saem informam os que entram. A tentação é entrar pela porta por onde se veem sair os que já votaram, mas não, a porta de entrada é a principal, onde está um cartaz a dizer “Entrada”. A partir daí é tudo fácil. Os higienizadores de mãos estão em abundância à disposição de todos. Depois de entrar segue pela direita até à entrada do pavilhão onde se encontram as mesas de voto. Duas senhoras a quem dizemos o nosso nome indicam-nos a mesa para onde devemos dirigir-nos. Uma vez ali chegados dizemos o nome completo e, depois de verificado nos livros a nossa condição de eleitores, entregam-nos o boletim de voto onde estão todos os candidatos. Já na cabine de voto é só colocar uma cruz (X) no candidato escolhido com a nossa própria caneta. Dobrado o boletim em quatro partes, nós próprios o colocamos na urna. Higienizamos as mãos e saímos com o dever cumprido pela porta que nos indicam.

Não deixe de votar. Quanto mais cedo votar mais fácil será cumprir este dever cívico. As pessoas de mais idade devem ir logo de manhã e deixar o resto do dia para os mais novos. Não se esqueça, as mesas encerra, às 19h00.

Nas freguesias de Reguengos as Mesas de Voto encontram-se nos locais habituais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *