jornalpalavra

jornalpalavra

Filme “Do Espairecimento” vai ser apresentado em Reguengos

Integrado na exposição “Saudades dos Cartuxos” que está patente na Biblioteca Municipal de Reguengos até ao próximo dia 27 de fevereiro, vai ser projetado o filme “Do Espairecimento”. O filme retrata a vida cenobítica dos cartusianos, com a clausura monástica como regra, inclui um dia semanal dedicado ao espairecimento. É o dia do passeio, durante o qual os monges visitam os campos ou lugares de interesse histórico e cultural. A convivialidade e a conversação são, neste dia, a exceção que confirma a regra. A projeção conta com os comentários do curador da exposição, José Alberto Ferreira, Diretor Artístico do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.

A projeção do filme realiza-se no próximo dia 25 de fevereiro pelas 16h00 na Biblioteca Municipal,

Na mesma altura pode ser visitada a exposição que será acompanhada pelo seu curador José Alberto Ferreira.

A exposição de fotografias foi criada para assinalar a despedida dos últimos quatro monges cartuxos que viveram até 2019 no Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli. A mostra apresenta 16 fotografias, muitas das quais inéditas, criadas entre 1970 e 2019 por oito fotógrafos que, na sua maioria, participaram em projetos da Fundação Eugénio de Almeida.

“Saudades dos Cartuxos” integra imagens de alguns dos nomes mais representativos da fotografia contemporânea, nomeadamente de Eduardo Gageiro, José Manuel Rodrigues, Mark Power, Nacho Doce, Francisco Pereira Gomes, Jerónimo Coelho, Virgílio Ferreira e Paulo Catrica, que recordam a presença dos monges cartuxos, os afetos e a vivência do lugar. A exposição está patente desde 18 de janeiro até 27 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz e pode ser visitada de segunda-feira a sábado das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.

Autor