jornalpalavra

jornalpalavra

Alentejo e Ribatejo recebem certificado dos Caminhos de Santiago

O governo atribuiu a primeira certificação através de uma portaria conjunta, dando resposta a uma candidatura liderada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
É a primeira concretização de um processo iniciado em 2019, com vista à certificação dos itinerários que constituem os caminhos de Santiago em território nacional, e que visa a salvaguarda, valorização e promoção do caminho português de Santiago.
Com a certificação, reconhece-se o cumprimento de um conjunto de critérios que visam garantir a autenticidade do itinerário, o seu caráter ininterrupto no território e no tempo, uma gestão responsável e de valorização da oferta, uma maior segurança, conforto e melhor experiência do peregrino, promovendo-se também a ligação às comunidades locais e a testemunhos de interesse.
O caminho português de Santiago central – Alentejo e Ribatejo tem uma extensão de 435 quilómetros, está dividido em 19 etapas e atravessa 16 municípios. O processo de certificação integra um plano de gestão do itinerário, onde se prevê um conjunto de ações de valorização, a executar nos próximos 3 anos.◄

  • Publicado no Jornal PALAVRA, edição de abril 2021

Autor